ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Bombeiros registram oito casos de ataques de abelhas na Capital

Eduardo Penedo e Alan Diogénes | 29/10/2014 18:52
Enxame de abelhas causaram pânico nesta quarta-feira(29), em Campo Grande. (Foto: Alcides Neto)
Enxame de abelhas causaram pânico nesta quarta-feira(29), em Campo Grande. (Foto: Alcides Neto)

O Corpo de Bombeiros registrou pelo menos oito casos de ataque de enxame de abelhas nesta quarta-feira (29), em Campo Grande. O último caso aconteceu no bairro Nossa Senhora das Graças, onde uma dona de casa foi picada pelo enxame e teve de receber cuidados médicos.

O fato ocorreu na Rua João Ramalho, onde uma colméia de abelhas Europa fez sua morada em um posto de iluminação pública. Na tarde de hoje, a dona de casa que é deficiente física Lindaura Borges da Silva, 48 anos, foi picada pelo enxame e acabou precisando de cuidados médicos. Ela foi levada para o posto de Saúde, onde teve de tomar soro e injeções.

O vizinho da dona de casa, o pedreiro Robson Senhor da Silva, 47 anos, explicou que mês passado o seu cachorro morreu em razão das picadas das abelhas Europa. Ele explicou que há uma no as abelhas residem no poste de energia e até recentemente ele teve de comprar um padrão de luz, mas em razão do enxame a Enersul não conseguiu instalar. “Eu fico preocupado com essas abelhas. Eu tenho filhos pequenos e pode ser que eles não agüentem as picadas das abelhas”, explica.

O Corpo de Bombeiros comentou que no caso do bairro Nossa Senhora das Graças não pode fazer nada já que o posto de energia e responsabilidade da Enersul.

Os bombeiros registram ainda outro ataque de abelhas na Rua da Divisão, no Bairro Guanandi II, e região o enxame causou pânico. As abelhas invadiram uma escola e mataram cães e galinhas na manhã de hoje, além de ferir os moradores.

De acordo com a secretária da Escola Tocando em Frente, por onde o enxame passou Elza Pereira Lopes, 37 anos, disse que o jardineiro Januário Francisco do Nascimento, 81, foi o primeiro a ser atacado.

“Ele correu para dentro da escola, então eu levei ele e as 15 crianças que estava aqui para dentro da sala de música, onde ficamos trancados até as abelhas irem embora”, contou Elza. A secretária chamou o Corpo de Bombeiros para a retirada da colméia.

O jardineiro foi atingido por cinco picadas. Ele disse que três abelhas começaram a atacá-lo, então começou a se abanar e bater, o que atraiu os outros insetos. “Eu sei que não pode mexer, por que já mexi com muitas colmeias, mas me pegaram desprevenidos”.

As abelhas vieram, de acordo com a dona de casa Mariana Vieira Marques, 56, de um terreno ao lado de sua casa. “Uma máquina estava fazendo a limpeza e acho que elas se assustaram”, contou a dona de casa que levou 10 ferroadas.

No final da tarde, na Rua Humberto Fernandes Lino, no Jardim Colibri, um enxame de abelhas-da-europa atacaram alguns moradores do bairro. A dona de casa Maria Zenaide, 64, disse que as abelhas estão no local há duas semanas, porém começaram a atacar os moradores hoje.

As duas filhas de Maria, Cleise Aparecida da Silva e Gislaine Flávia, 31, foram atacadas enquanto faziam a limpeza da casa. “A Cleise levou uma ferroada dentro de casa e a Gislaine quando varria lá fora. Ela até largou a vassoura e correu para dentro de casa”.

O Corpo de Bombeiros informou que não pode fazer o extermínio das abelhas já que elas estão em cima do poste. Eles orientaram os moradores a chamarem ao Enersul para fazer a remoção, mas Maria afirmou que a concessionária encaminhará uma equipe ate o bairro daqui a 30 dias.
As abelhas no Jardim Colibri são migratórias, conforme os bombeiros, e não irão permanecer no local por muito tempo. Ainda explicaram que a migração acontece por conta do tempo seco e da estiagem.

Os bombeiros registraram quatro ocorrências, sem com o enxame na Rua João Ramalho, no Bairro Nossa Senhora das Graças, por volta das 17h15 de hoje.

Não houve vítimas graves e nenhuma pessoa precisou ser encaminhada para uma unidade de saúde, conforme o Corpo de Bombeiros.

No dia 9 de outubro, outro enxame atacou três famílias e criou pânico nos moradores do Bairro Monte Alto, na saída para Rochedinho. O Corpo de Bombeiros encaminhou seis pessoas à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Coronel Antonino. Casas foram esvaziadas e empresas fecharam mais cedo no local.

Extermínio – A corporação explicou que o extermínio das abelhas-da-europa deve ser feitos no período noturno, quando os insetos estão mais calmos.

Nos siga no Google Notícias