ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Briga em família de desembargador tem mais um capítulo na OAB/MS

Ana Maria Assis | 23/12/2010 11:02

Conselheiro da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul), Claudionor Duarte Neto denunciou à Ordem o nepotismo cruzado por parte do desembargador do Tribunal de Justiça (TJ/MS), Claudionor Abss Duarte. O desembargador é tio de Jamili Coberlino Duarte Caldart, que tem cargo comissionado no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A denúncia foi apresentada no inicio do mês, mas resposta à solicitação aumentou polêmica sobre o caso.

Neto entrou em contato com o Campo Grande News reclamando de que a OAB/MS pediu mais provas em relação à denúncia, sendo que ele já havia apresentado nome, cargo e nomeação de Jamili.

No entanto, o presidente da entidade, Leonardo Duarte, explica que TCE e o TJ são instituições diferentes e, que para haver o nepotismo cruzado, além de Jamili trabalhar no TCE por indicação do desembargador, teria de haver um cargo no TJ indicado por alguém do Tribunal de Contas.

O nepotismo cruzado é caracterizado pela “troca de favores”, o que não foi apresentado no ofício de Duarte Neto, alega a OAB.

A denúncia, conforme Leonardo Duarte, filho do desembargador, é devido à desavença de Duarte Neto com a família, inclusive com o pai que é irmão do desembargador, com quem não fala há sete anos.

Segundo o presidente, Neto é, além de sobrinho do desembargador, então primo do presidente da OAB/MS, também irmão de Jamili, que possui o cargo no TCE.

O presidente da Ordem afirmou que, mesmo diante as circunstâncias, agiu com profissionalismo.

“O processo já foi aberto, mas estamos em recesso. No entanto, o desembargador já foi inclusive oficiado sobre o caso”.

Leonardo lembrou do processo que corre na OAB em face de Duarte Neto, em que ele é citado por trabalhar na Assembleia Legislativa. “Seguindo o raciocínio do requerente, até ele em tese também cometeria o crime, por trabalhar na Assembleia Legislativa e por ter mesmo grau de parentesco, sendo sobrinho do desembargador”, avaliou Leonardo.

Para Duarte Neto, em e-mail enviado ao Campo Grande News, o pedido da OAB/MS por mais provas do nepotismo cruzado, inclusive de cargo assumido no TJ por alguém indicado por servidor do TCE, é uma maneira de “fugir” da denúncia.

O conselheiro chegou a dizer que a OAB/MS está “tentando desvirtuar o lançado no referido pedido.

Para o autor da denúncia, "a OAB, em vez de lançar mão de atitudes, quer achar pele em ovo, desvirtuando o que fora lavrado no pedido de providencias".

Nos siga no Google Notícias