ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Câmara aprova projeto que impõe “estacionamento justo” na Capital

Edivaldo Bitencourt | 21/11/2014 16:52
Elizeu Dionizio é autor do projeto que institui o estacionamento (Foto: Divulgação)
Elizeu Dionizio é autor do projeto que institui o estacionamento (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, ontem (20), o projeto de lei que determina a cobrança fracionada de estacionamento. De autoria do vereador Elizeu Dionízio (SD), o projeto prevê que o “Estacionamento Justo, como ficou conhecido, só cobre do consumidor o tempo utilizado em estabelecimentos comerciais.

Atualmente, para estacionar em estacionamentos de shoppings, aeroporto, rodoviária e similares, o consumidor paga por um determinado tempo, independente do período de permanência.

Com a aprovação do projeto, que segue para sanção do prefeito Gilmar Olarte (PP), a cobrança será fracionada. “Hoje se você vai ao shopping e permanece lá por 20 minutos, paga o mesmo valor de quem utilizou o mesmo serviço por três horas. Essa cobrança é injusta e abusiva. E é exatamente isso que queremos combater com a regulamentação da lei”, explicou Dionízio.

Quando entrar em vigor, os estacionamentos deverão respeitar o modo de cobrança fracionada, ou seja, o valor deverá ser proporcional ao tempo que o consumidor utilizar o serviço, reajustando a cobrança no intervalo de 15 minutos.

A lei prevê multa de R$ 500 pelo descumprimento pelo comércio, rodoviária ou aeroporto. Em caso de reincidência, o valor dobra.

O vereador destaca que existe diferença entre “comércio de estacionamento” e “comércio com estacionamento”. “No centro da cidade temos muitos comércios de estacionamento. Você procura aquele estabelecimento e paga para deixar seu carro. Nesse caso, a tolerância de 15 minutos não deve ser aplicada, pois é esse o serviço que você está comprando. Diferente dos shoppings, por exemplo, aonde você vai para adquirir outros produtos e utiliza o estacionamento”, esclareceu.

“Hoje muitas pessoas deixam de estacionar seus carros de maneira adequada, correndo o risco de terem seus bens furtados, para não pagarem por um serviço que precisará utilizar por apenas meia hora. Além de uma questão de economia, é também uma questão de segurança, nossa população precisa dessa medida. Acredito e estamos trabalhando para que tenhamos, já em 2014, um natal mais justo”, disse.

Ele prevê que a lei esteja publica e regulamentada até o fim deste ano.

Nos siga no Google Notícias