ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Câmara convoca Acrissul para falar sobre invasões nesta terça-feira

Vinícius Squinelo | 25/11/2013 20:29

Para falar das consequências das invasões de terras pelos indígenas e do risco de um conflito iminente, Câmara Municipal de Campo Grande convocou o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, para fazer uso da tribuna da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, a partir das 10h.

Para Juliana Zorzo (PSC), que solicitou a convocação, é preciso que o Governo Federal, segundo ela o principal culpado nesse conflito de interesses, adote uma solução definitiva para o impasse. Para ela, dá a impressão de que a União vem jogando um setor contra o outro. "Precisamos buscar o diálogo, uma guerra no campo por causa de terras vai acabar afetando a produção agropecuária já que são propriedades sediadas em áreas de grande potencial produtivo. Como a economia sul-mato-grossense é baseada no agronegócio, vai acabar afetando todos os outros setores", analisa a vereadora.

Desde a década de 1980 em todo o Estado existe este conflito. Atualmente já são 80 áreas invadidas; só em Sidrolândia e Aquidauana são 13 fazendas. Apesar dos pactos de não-invasão assinados entre as partes envolvidas no conflitos, as etnias indígenas não cessam ocupar propriedades legalizadas e produtivas.

Tendo em vista o iminente perigo de uma guerra civil entre índios e fazendeiros, os produtores rurais anunciaram que vão esperar uma solução para este conflito até dia 30 de novembro e, se o governo federal não anunciar nenhuma, eles começarão a realizar leilões para arrecadar dinheiro a fim de se protegeram de eventuais invasões.

Nos siga no Google Notícias