ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Câmara pode acionar Justiça para anular reajuste abusivo do IPTU

Lidiane Kober | 08/01/2014 18:28
Segundo Mário Sérgio, para aumentar IPTU acima da inflação prefeitura precisa provar alterações no imóvel e necessita de aval dos vereadores (Foto: Arquivo)
Segundo Mário Sérgio, para aumentar IPTU acima da inflação prefeitura precisa provar alterações no imóvel e necessita de aval dos vereadores (Foto: Arquivo)

Com experiência de nove anos no cálculo do valor IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Campo Grande, o ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Mário Sérgio Lorenzetto, apontou irregularidades no reajuste de até 400% do tributo e destacou a possibilidade de a Câmara Municipal ingressar com Ação Civil Pública para anular os 346.476 carnês, emitidos pela prefeitura da Capital.

Segundo ele, por decreto, a administração municipal só pode aumentar acima da inflação o IPTU se o contribuinte informar mudanças no imóvel, como ampliação e melhoria no piso ou na pintura, na ficha cadastral. Nesta quarta-feira (7), no entanto, o secretário municipal de Receita, Disney de Souza, confirmou aumentos de "10%, 100%, 300% e 400%" e os atribuiu a “obras de ampliação e melhorias, como pavimentação”.

“Estão tentando forçar um entendimento de que uma mera ação da prefeitura pode incidir no valor do IPTU”, comentou Lorenzetto. Ele admite que empreendimentos efetuados pela a administração podem majorar o tributo, mas, neste caso, o reajuste precisa vir por meio de lei, acompanhado de provas das obras do governo municipal.

“Há décadas, a prefeitura contrata a Câmara de Valores Imobiliários para provar que as mudanças na região do imóvel aumentaram ou diminuíram o valor do IPTU”, informou Lorenzetto, que atuou nove anos como titular da Secretaria de Finanças de Campo Grande. Ele também assina a coluna "Em pauta", do Campo Grande News, onde trata justamente de assuntos sobre finanças e economia em geral.

O ex-secretário municipal e estadual destacou ainda que não basta apenas contratar Câmara de Valores Imobiliários para reajustar o IPTU acima da inflação. “A segunda prova é a ficha cadastral do imóvel. Além disso, a prefeitura coloca equipes nas ruas para, por exemplo, fazer novas medições e fotografar os imóveis, e inclui às provas imagens de satélites”, detalhou.

Com base nas informações, segundo Lorenzetto, é calculado o reajuste e é elaborado projeto de lei para apreciação dos vereadores. No ano passado, entretanto, a prefeitura não juntou as provas e preferiu apresentar decreto, que não precisa do aval da Câmara Municipal.

Ação Civil – Ainda de acordo com Lorenzetto, os vereadores “podem e devem” entrar no assunto. “A Câmara deve ir para dentro do órgão de informática da prefeitura para conferir todos os carnês do IPTU”, defendeu. “Se verificar que o direito do cidadão foi ferido, a Casa pode oferecer Ação Civil Pública para anular todo o lançamento do imposto”, completou.

Nesta quarta-feira, contribuintes declararam ao Campo Grande News surpresa com reajuste acima da inflação, anunciado como regra pelo prefeito Alcides Bernal (PP). A aposentada Maria Soares, 55 anos, revelou reajuste de 27,7%; a bombeira Marlise Martins, 28, pode pagar 25% mais caro pelo imposto e o motorista José Edmilson, 60, 15% a mais em relação a 2013.

Segundo Disney, o reajuste de 5,93%, anunciado pela prefeitura, foi na planta do imóvel. O aumento superior, conforme ele, tem como base a atualização cadastral, obras de ampliação e melhorias, como pavimentação. “Haverá reajustes de 20% até 400% mas são em relação a estas mudanças especificadas, pois estas mudanças não têm como ter um parâmetro, depende de cada caso em específico”, justificou.

Nos siga no Google Notícias