ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Câmeras irão coibir utilização de tarifa gratuita por terceiros nos ônibus

Alan Diógenes e Ricardo Campos Jr. | 12/08/2015 16:12
João Rezende, do consórcio Guaicurus, mostra como câmeras vão funcionar (Foto: Fernando Antunes)
João Rezende, do consórcio Guaicurus, mostra como câmeras vão funcionar (Foto: Fernando Antunes)

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) implantou um novo método de coibir que terceiros utilizam o passe de ônibus gratuito, sem estarem cadastrados. Após 480 pessoas serem flagradas de janeiro a julho, utilizando cartões de outros usuários, câmeras foram instaladas nos validadores de passagens, para comparar a imagem do sistema com a pessoa que estiver entrando no coletivo.

Conforme o diretor do Consórcio Guaicurus, João Rezende Filho, atualmente seis funcionários fazem o trabalho de comparação de dados, mas o novo método veio para auxiliá-los a combater este tipo de irregularidade. “Antes os ônibus tinham apenas as câmeras para flagrar assaltos, por exemplo, agora terão mais essa para o reconhecimento fácil. No final do dia, quando o ônibus entrar na garagem, o validador de passagens processar os dados e enviar os funcionários que farão o bloqueio dos cartões usados de forma irregular”, explicou.

Neste começo, os funcionários estarão orientando as pessoas de como o novo sistema irá funcionar. As câmeras são para coibir irregularidades apenas nos cartões de gratuidade, usados por 102 mil usuários, entre estudantes, idosos, deficientes e acompanhantes. A pessoa que for flagrada utilizando cartão de outra pessoa terá o benefício automaticamente cancelado.

Para a identificação, o Consórcio Guaicurus pede para os usuários evitarem entrar no coletivo usando óculos escuros, chapéus e bonés. “Vai ter que haver uma mudança de cultura. A mesma mudança de quando houve a retirada dos cobradores. De princípios as pessoas não aceitaram bem, mas logo acabaram acostumando com a mudança”, ressaltou João.

Segundo ele, os cancelamentos de cartões usados de forma irregular varia de 60 a 70 realizados por mês. Todos os veículos do transporte coletivo já estão equipados com as câmeras de identificação. A nova forma de identificação foi publicada ontem (12) no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). Placas serão colocadas nos validadores para avisar os usuários da mudança.

Com a decisão, deficientes e acompanhantes terão que atualizar a situação cadastral. Já os cartões para os estudantes serão atualizados da mesma forma como já é, no final do período escolar e os idosos, que tem em seu cartão os prazos de validade, terão que renovar conforme as datas. A forma de cadastro continua a mesma, sendo necessário a apresentação dos documentos pessoais e uma foto 3x4.

O diretor do Consórcio Guaicurus não informou a estimativa de custo do novo método de identificação, mas disse que ele já estava previsto na passagem eletrônica, iniciada em 2012. Também está previsto o sistema de videomonitoramento real da circulação dos coletivos, onde os usuários poderão saber qual é o tempo de espera de viagem. Hoje 25% das viagens realizadas por dia são de forma gratuita.

Nos siga no Google Notícias