ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Câmeras para coibir crimes e infrações no Centro serão ativadas em abril

Aline dos Santos e Kleber Clajus | 20/03/2015 10:26
Olarte  foi à formatura da Guarda Municipal hoje.  (Foto: Marcos Ermínio)
Olarte foi à formatura da Guarda Municipal hoje. (Foto: Marcos Ermínio)
Cruzamento da Mato Grosso com a Rui Barbosa terá câmera. (Foto: Simão Nogueira)
Cruzamento da Mato Grosso com a Rui Barbosa terá câmera. (Foto: Simão Nogueira)

O sistema de videomonitoramento será ativado no Centro de Campo Grande a partir da primeira quinzena de abril. De acordo com o prefeito Gilmar Olarte (PP), foi concluída a primeira etapa. A instalação dos 23 aparelhos começa hoje. Um dos pontos de monitoramento eletrônico será o cruzamento da avenida Mato Grosso com Rui Barbosa.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, foram feitos os cabeamento com extensão de 10 quilômetros e teste dos equipamentos. “Os próximos passos são configurar as câmeras, interligar ao centro de controle operacional e treinar guardas municipais, agentes da defesa civil e da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) que vão operá-lo”, explica.

O centro, vinculado ao IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação), passa por reforma e fica em frente ao Horto Florestal. O objetivo é trabalhar em parceria com a PM (Polícia Militar). O monitoramento com câmeras pretende reduzir crimes, consumo de drogas e infrações de trânsito.

O anúncio da ativação do videomonitoramento foi feito nesta sexta-feira, durante a formatura de 235 guardas municipais para atuar com armas não letais. A notícia surpreendeu o presidente do Conselho de Segurança do Centro, Adelaido Luiz Spinosa Vila. “ Uma vez que há quatro anos existe a luta e quase perdemos recursos”, afirma. Ele espera que as câmeras resultem em mais segurança para comerciantes e clientes.

O investimento é de R$ 860 mil, repassados pelo Ministério da Justiça. O sistema contempla o quadrilátero formado pelas ruas Rui Barbosa; 26 de Agosto, Noroeste e avenida Mato Grosso, cobrindo espaços e vias de grande aglomeração, como o Mercadão Municipal, Camelódromo, Praça Ary Coelho, Morada dos Bais, Orla Ferroviária, além da Feira Central. (Matéria editada às 11h34 para correção de informação).

Nos siga no Google Notícias