ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Campanha começa neste sábado com meta de imunizar 667 mil em MS

Guilherme Henri | 29/04/2016 11:08
Dia "D" da campanha de vacinação será realizado neste sábado (29) em todo país. (Foto: Arquivo)
Dia "D" da campanha de vacinação será realizado neste sábado (29) em todo país. (Foto: Arquivo)

Mato Grosso do Sul deve receber até o dia 6 de maio o total de 722 mil vacinas contra os vírus da influenza. A meta, segundo o Ministério da Saúde é imunizar ao menos 80% dos sul-mato-grossenses que são público alvo, ou seja, 667,9 mil pessoas. A campanha de vacinação é realizada neste sábado (29) e deve se estender até o dia 20 de maio com o objetivo de reduzir as internações, complicações e mortes em consequência das infecções pelo vírus. Até o dia 22 de abril, o Estado recebeu 504,9 mil doses da vacina.

O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; e os funcionários do sistema prisional.

São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A definição dos grupos prioritários segue a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Também serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

A vacina protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). E Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A dose é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, mortes.

Em todo o país, 49,8 milhões de pessoas devem ser vacinadas. Para isso, serão distribuídas, ao todo, 54 milhões de doses da vacina. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 80% da população prioritária, considerada de risco para complicações por gripe.

Nos siga no Google Notícias