ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Campanha de segurança em linha férrea acontece em MS e mais 4 estados

Ana Paula Carvalho | 20/07/2011 13:52

Na quinta-feira (21), a partir das 09h, acontece um mutirão de conscientização dos motoristas nas linhas férreas em cinco estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul.

O objetivo da campanha é orientar motoristas, ciclistas e pedestres a “parar, olhar e escutar” quando estiver passando sob uma linha férrea para evitar acidentes.

Em Mato Grosso do Sul, a campanha acontece em Campo Grande, na BR-262, KM 365, no bairro Industrial. Simultaneamente o mutirão passa por mais 21 municípios nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A campanha realizada pela América Latina Logística (ALL) terá a parceria do Batalhão de Trânsito de cada município, que auxilia os motoristas a pararem em uma “Blitz Educativa” para serem informados sobre os riscos da imprudência na linha férrea. Será distribuído um material informativo sobre os riscos de não obedecer à sinalização. Um carro médio é cerca de mil vezes mais leve que um trem.

As campanhas de conscientização em passagens de nível são realizadas pela companhia há dez anos e já atingiram mais de 1 milhão de pessoas.

Segundo o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial, e passar por ela sem parar é infração gravíssima, sujeita à perda de sete pontos na carteira. A multa para esta infração é de 175,84 UFIRs (R$ 186,39). Isso porque o trem, ao contrário dos demais veículos, precisa de mais de 500 metros para parar totalmente, mesmo após o maquinista acionar os freios.

Nos siga no Google Notícias