ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Campanha faz unidades prisionais economizarem 25% no consumo de água

Flávia Lima | 11/10/2015 09:58
Anúncio de economia de água aconteceu durante solenidade alusiva ao Dia das Crianças. (Foto:Divulgação)
Anúncio de economia de água aconteceu durante solenidade alusiva ao Dia das Crianças. (Foto:Divulgação)

Campanha de conscientização desenvolvida nas cinco unidades prisionais de Campo Grande proporcionou uma redução de 25% no consumo de água mensal no último trimestre, o que significou uma economia de R$ 392 mil aos cofres públicos.

As ações foram realizadas em parceria com a Secretaria de Administração e Desburocratização, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e a empresa Águas Guariroba.

As instituições que mais economizaram, receberam 38 bicicletas doadas pela empresa Águas Guariroba entregues a custodiadas do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi e diretores do Presídio de Trânsito, da Penitenciária de Segurança Máxima, do Instituto Penal de Campo Grande, do Centro de Triagem e do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. Seis bicicletas foram sorteadas entre as detentas do presídio feminino.

Além da premiação, as detentas ainda tiveram apresentações educativas e culturais e o monitoramento constante por técnicos no serviço de abastecimento, no sentido de identificar falhas e vazamentos no sistema, para que os problemas possam ser sanados.

O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, lembrou que a iniciativa nasceu durante uma reunião na secretaria de administração ao comentarem o alto consumo de água nas unidades penitenciárias. “A partir daquele dia, fui me inteirar e verifiquei que nós gastávamos mais de R$ 2 milhões só com consumo de água e esgoto nas cinco unidades prisionais em Campo Grande e foi aí que resolvemos organizar essa parceria”, pontuou.

De acordo com o diretor da Águas Guariroba, José João da Fonseca todos os investimentos da empresa são realizados pensando em resultados a médio e logo prazo e a reeducação através do consumo consciente é um dos principais trabalhos da concessionária, responsável pelo tratamento de esgoto em Campo Grande.

“Vamos trabalhar juntos para atingir a meta de 40% de redução. É possível chegar e vamos estar a disposição para ajudar no que for possível. E mais, se a meta for batida vamos aumentar a doação de 100 para 200 bicicletas”, disse.

Nos siga no Google Notícias