ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Campanha incentiva devolução de livros didáticos para uso de novos alunos

Flávia Lima | 18/11/2015 08:47
Estudantes têm até o dia 7 de dezembro para realizar a devolução dos livros nas escolas. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)
Estudantes têm até o dia 7 de dezembro para realizar a devolução dos livros nas escolas. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)

Alunos da rede municipal de Educação já começaram a ser orientados a devolver livros didáticos para que sejam reaproveitados por novos estudantes. A campanha, “Passe o conhecimento adiante, devolva o livro didático”, realizada pela Semed (Secretaria Municipal de Saúde), visa a devolução do material nas secretarias das escolas da Reme.

Os alunos têm até o dia 7 de dezembro para efetuar a devolução. O repasse dos livros entre alunos é feito durante três anos. Após este período, uma nova remessa de livros chega às escolas, depois de realizados estudos para avaliar a substituição que será feita, levando em conta a atualização do conteúdo.

O Ministério da Educação (MEC) publica o “Guia de livros didáticos” com resenhas das coleções aprovadas. A publicação é encaminhada às escolas, que escolhem os livros que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

Todos os anos há uma regra para a devolução. Nesse ano, os alunos do 1º ao 5º ano não farão a devolução, já que o triênio foi encerrado. Estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental vão devolver os livros das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.

Os alunos do Ensino Médio não precisam devolver os livros de Língua Estrangeira, Sociologia e Filosofia, uma vez que eles são usados para exercícios e, por isto, ficam impossibilitados de ser reutilizados por outro aluno.

Depois da devolução, os professores continuam trabalhando com os livros, mas fazendo a devolução em sala de aula ou realizam outras atividades pedagógicas de fim de ano. O aluno em recuperação continua com o livro didático e devolve posteriormente, após as provas.

Nos siga no Google Notícias