ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Campanha na Capital quer inibir esmolas para tirar pedintes das ruas

Bolsos com mais dinheiro e corações enternecidos pela solidariedade potencializam as doações

Aline dos Santos | 18/12/2014 11:06
O objetivo é reduzir a presença de moradores de rua (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
O objetivo é reduzir a presença de moradores de rua (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Inibir a doação de esmola para que os pedintes troquem as ruas pelos serviços de assistência do poder público. Esse é o objetivo da campanha “Não dê dinheiro, espalhe essa ideia”, realizada nesta quinta-feira no Centro de Campo Grande.

A SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania) trabalha com a estimativa de 184 moradores de rua na Capital. Contudo, o número tende a crescer no fim do ano, quando bolsos com mais dinheiro e corações enternecidos pela solidariedade potencializam as doações.

“A concorrência é bastante desleal com a rua. Temos que esclarecer as pessoas do trabalho de assistência. Acolhe, procura a família”, afirma a diretora de proteção social especial da SAS, Mônica Sueli Nonato de Castro. A orientação é para que as pessoas acionem o serviço social ao ver um pedinte perambulando pelas ruas.

Segundo Mônica de Castro, a maioria dos moradores de rua é formada por usuários de drogas. Ela também explica que a prefeitura não pode simplesmente recolher os pedintes, pois a constituição garante o direito de ir e vir. Portanto, o trabalho é de convencimento. A situação é diferente no caso das crianças, que devem ser levadas para os órgãos de assistência.

De acordo com a diretora, tem gente que ganha pedindo em uma semana o que levaria um mês para conseguir trabalhando. “As doações aumentam porque a sociedade fica mais sensível. Acha que doando está fazendo um bem”, diz.

Comida e história – Alertada pela campanha, a caixa Patrícia Silva, 33 anos, admite que acaba doando dinheiro, dependendo da história de necessidade contada pelo pedinte. “Já doei sim. Às vezes precisa comer alguma coisa”, afirma.

Temendo o desvio de finalidade, ou seja, que o dinheiro vá para compra de drogas ou bebida alcoólica, a babá Francisca Nizelda da Silva, 57 anos, opta por doar alimento. “Dou um prato de comida. Porque dinheiro nem para a gente tem”, afirma.

A campanha distribuiu 200 mudas de plantas, 600 canetas e sementes. “A pessoa não é diferente da planta. Precisa oferecer condições para que ele se desenvolva. A rua pode desencadear aquilo que não é saudável, como uso de drogas, exploração sexual”, afirma Mônica Castro.

Novo endereço – A rede atendimento aos moradores de rua tem o Centro POP (Centro Especializado em Atendimento a População em Situação de Rua), o Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) e o Cetremi (Centro de Triagem e Apoio ao Migrante). Além de parcerias com Cedami (Centro de Apoio aos Migrantes) e Lar São Francisco de Assis

Em janeiro de 2015, o Centro POP será transferido do Parque dos Poderes para a rua Maracaju. A mudança é para facilitar o acesso. O local tem média de 45 atendimentos por dia. São oferecidos oficinas socioeducativas, espaço para higiene pessoal, alimentação e orientação sobre acesso a documentos. O centro funciona de segunda a sexta-feira.

Também será realizada uma pesquisa em parceria com o MPE (Ministério Público Eleitoral) para contabilizar o número real da população de rua em Campo Grande. O telefone de contato da assistência social é o (67) 8405-9528.

De acordo com Mônica Castro, pesquisa vai revelar total da população de rua na cidade. (Foto:Marcelo Calazans)
De acordo com Mônica Castro, pesquisa vai revelar total da população de rua na cidade. (Foto:Marcelo Calazans)
Francisca prefere doar prato de comida. (Foto: Marcelo Calazans)
Francisca prefere doar prato de comida. (Foto: Marcelo Calazans)
Nos siga no Google Notícias