ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Campanha nas escolas vai orientar 9 mil alunos sobre riscos da obesidade

Ana Paula Carvalho | 05/03/2012 16:20

Cerca de nove mil alunos de 10 escolas públicas de Campo Grande devem participar da 1º Semana de Mobilização Saúde na Escola, que começou hoje (5) e termina na próxima sexta-feira (9).

A campanha, com apoio dos Ministérios da Saúde e da Educação, deve acontecer anualmente e tem como tema, nesta primeira edição, a obesidade entre crianças e adolescentes.

De acordo com a Gerente Técnica do Programa do Adolescente, Eliane Espíndola, a iniciativa surgiu depois de estudos apontarem que a obesidade, nesta faixa etária, aumenta a cada ano.

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.

Ação - Os profissionais da Estratégia Saúde da Família vão pesar, medir a altura e calcular o índice de massa corpórea (IMC) de cada aluno. Aqueles que estiverem acima do peso devem ser encaminhados à uma unidade básica de Saúde.

As famílias também serão alertadas sobre a importância das boas condições de saúde para a melhoria no desenvolvimento pleno da criança/adolescente tanto na escola como na formação da cidadania.

Durante a semana, serão feitas atividades educativas sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis, considerando os alimentos regionais; atividades com temas da saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS e Hepatites Virais no cotidiano da escola.

As equipes também irão falar sobre os riscos e danos causados do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; diversidade sexual, bullying, homofobia, discriminação e preconceito no cotidiano da escola.

As escolas que aderiram ao projeto são: Hécules Maymone; Ione Catarina; Antônio Delfino; Sebastião Santana de Oliveira; Leire Pimentel; Valdete Rosa; Tomaz Ghirardelli; Elisio Ramirez; Carlos Vilhanva Cristaldo e Nelson de Souza Pinheiro.

Nos siga no Google Notícias