ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Campanha para diagnóstico precoce da hanseníase será realizada na sexta-feira

Flávia Lima | 27/01/2016 12:05

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai realizar, na sexta-feira (29), ação na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Vespasiano Martins, no Bairro Vila Popular com o objetivo de esclarecer dúvidas quanto ao diagnóstico precoce da hanseníase, doença que em 2015 foi responsável por 91 notificações  na Capital.

Durante a mobilização, que começa às 9 horas, serão entregues panfletos e profissionais da saúde atenderão a população, abordando temas relacionados a hanseníase. As atividades fazem parte do Dia Mundial de Combate à Hanseníase e serão desenvolvidas através do Programa Municipal de Controle da Tuberculose e Hanseníase, da Coordenação de Vigilância Epidemiológica.

Além da ação pontual, os profissionais de saúde vem realizando, durante todo o mês de janeiro, ações estratégicas de distribuição de material informativo, realização de palestras educativas, busca ativa de casos, diagnóstico e tratamento.

A proposta é incentivar a população a ficar alerta aos sintomas da doença, reduzindo as sequelas decorrentes do diagnóstico tardio. 

Todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família realizam na rotina de suas atividades ações contínuas de combate, controle e enfrentamento da doença, porém, até sexta-feira essas atividades serão intensificadas.

Números - Dados da Sesau indicam que o número de casos da doença vem sofrendo uma queda anual. Em 2014 foram 113 casos. No Brasil, a taxa de prevalência de hanseníase caiu 25,7% em dez anos, passando de 1,71 pessoas em tratamento por dez mil habitantes, em 2004, para 1,27 por dez mil habitantes, em 2014.

Em Mato Grosso do Sul, a taxa de prevalência de hanseníase em 2014 foi de 3,95 casos para cada dez mil habitantes. habitantes.

Os principais sintomas da doença são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas tem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque.

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, transmitida quando o bacilo é eliminado pela pessoa doente durante a fala, espirro ou tosse. Por isso também é importante a realização de exame em todas as pessoas que moram ou convivem com o doente. 

Nos siga no Google Notícias