ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Campanha pedindo doação de sangue para bebê ajuda a elevar estoque do Hemosul

Flávia Lima | 28/12/2015 18:02
Doadores vem atendendo apelo e procurando o Hemsoul. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)
Doadores vem atendendo apelo e procurando o Hemsoul. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)

Campanha nas redes sociais pedindo doação de sangue para uma bebê de oito meses internada no Hospital Regional e diagnosticada com leucemia vem contribuindo com a elevação dos estoques de sangue do Hemsoul, que ficam críticos nessa época do ano, já que muitos doadores viajam e só retornam após o Réveillon.

Segundo a gerente técnica do Hemosul, Marina Sawada, a população também vem atendendo aos apelos para não abandonar as doações nessa época do ano, e apesar de a maioria dos doadores que tem procurado o banco de sangue desde a semana passada demonstrar a intenção de ajudar a bebê, outras pessoas que possam necessitar de transfusão devido a acidentes de trânsito, comuns nesse período, acabam sendo favorecidas.

Marina destaca que nesta segunda-feira (28) pelo menos 160 doadores procuraram o Hemosul e cerca de 120 doações foram efetuadas. Ela afirma que fora do período de festas natalinas a média de doações fica em torno de 80 a 90.

"Nessa época diminui as cirurgias eletivas, mas aumentam os acidentes, que também demandam bolsas de sangue", afirma.

Apesar do aumento de pessoas interessadas em doar, Marina ressalta que o estoque do tipo O negativo ainda continua baixo, necessitando de reforço. "Estávamos com 54 bolsas e hoje tenho apenas 16 porque o consumo é grande" diz.

O que vem atrasando a liberação das bolsas é a obrigatoriedade da adoção de quarentena devido a epidemia de dengue e também das notificações de febre chikungunya e zika vírus, que obriga uma  espera de sete dias para utilizar as bolsas, já que é preciso esperar confirmação do doador de que não apresenta os sintomas de nenhuma das doenças pro pelo menos uma semana.

Com a aproximação do feriado de Ano Novo, na quinta-feira (31), Marina Sawada mantém o apelo de doações, já que o Hemosul é o principal apoio dos demais bancos do Estado e Capital. A gerente técnica ainda não sabe se o local irá funcionar no dia 31, mas ressalta que nos demais dias o horário permanece inalterado, das 7 às 17 horas. No sábado o atendimento será das 7 horas ao meio-dia.

Para a distribuição de bolsas o Hemosul trabalha 24 horas. Apenas no dia 1º não haverá atendimento ao público.

Nos siga no Google Notícias