ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Campo Grande deve ter o novembro mais chuvoso dos últimos 11 anos

Edivaldo Bitencourt e Luciana Brazil | 22/11/2013 16:18
Após chuvas intensas, Capital voltou a ter períodos de sol nesta sexta-feira (Foto: Marcos Ermínio)
Após chuvas intensas, Capital voltou a ter períodos de sol nesta sexta-feira (Foto: Marcos Ermínio)

A quantidade de chuvas de novembro em Campo Grande deve ser maior dos últimos 11 anos, segundo levantamento do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e Estudos Climáticos de Mato Grosso do Sul). O volume deste mês deverá ser o maior para novembro desde 2001.

Segundo a Cátia Braga, meteorologista do órgão, do dia 1º até hoje, choveu 231 milímetros em Campo Grande. O volume é 21,5% superior aos 190mm registrados nos 30 dias de novembro do ano passado.

Em relação a média prevista para o mês, de 165 mm, segundo o Serviço de Meteorologia da Uniderp Anhanguera, a quantidade já é 40%. Para Cátia, o aumento é menor, de 12%, já que a média história considerada por ela é de maior.

O volume deste mês deverá superar a quantidade registrada em novembro de 2005, quando a quantidade chuvas atingiu 236,1 mm. Com a previsão de mais pancadas de chuvas hoje e amanhã, Cátia Braga garante que a quantidade de 2005 será batida facilmente. Ainda faltam oito dias para o término de novembro.

Esta época só não será mais chuvosa do que novembro de 2001, quando foram 308,4 mm. Este recorde deverá continuar valendo.

Para a meteorologista, o excesso de chuva se deve a grande variablidade climática, que não sofre influência de nenhum fenômeno climático, como o El Ñino e o La Ñina. Então, a Capital fica sob a influência direta das ondas de calor que trazem grande umidade e da frente fria vinda do sul.

O mês de novembro mais seco na história da Capital foi em 2003, quando choveu apenas 75 mm.

Previsão – O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê sol no domingo e segunda-feira, com a temperatura oscilando entre 19º C e 29º C.

Na terça-feira, pode voltar a chover em áreas isoladas na Capital, com a temperatura oscilando entre 21º C e 32º C.

Nos siga no Google Notícias