ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Campo Grande pode registrar calor de 40º C nesta quinta-feira

Mariana Lopes | 05/02/2014 18:24
Calor chega a 40ºC em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
Calor chega a 40ºC em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

O sol em janeiro não deu trégua e os dias do primeiro mês de 2014 foram de temperaturas altas em Campo Grande e em diversas outras cidades de Mato Grosso do Sul.

E, pelo visto, fevereiro não ficará para trás. Nesta quinta-feira (6), os termômetros da Capital registram máxima de 33ºC, porém, o índice de calor pode chegar aos 40ºC. Com céu limpo e sem previsão de chuva, a sensação de térmica deve aumentar para os campo-grandenses.

Ainda na Capital, o índice de radiação ultravioleta será de aproximadamente 14, valor considerado extremo. E o nível da umidade relativa do ar deve chegar aos 40%, de acordo com informações do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos).

Outras cidades – No interior do Estado, a cidade que registra a temperatura mais alta é Corumbá, onde os termômetros devem registrar até 36ºC. Na Cidade Branca, a 419 quilômetros de Campo Grande, não há previsão de chuva para amanhã e o céu deve permanecer sem nuvens.

A relações públicas Simoni costuma andar de bicicleta com a filha ao final das tardes, para aproveitar o vento (Foto: Arquivo pessoal)
A relações públicas Simoni costuma andar de bicicleta com a filha ao final das tardes, para aproveitar o vento (Foto: Arquivo pessoal)

O calor deve ser intenso ainda na região de Naviraí, Itaquiraí e Novo Horizonte do Sul, cidades onde a temperatura máxima pode chegar aos 35°C.

Em Porto Murtinho, município que registra os maiores recordes de temperatura elevada, não será a cidade mais quente dessa quinta-feira, registrando temperatura máxima de 34°C.

Chuva – Na sexta-feira (7), o calor intenso deve amenizar e a previsão é de chuva em praticamente todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, o sol deve prevalecer durante a maior parte do dia, mas há previsão de chuviscos em áreas isoladas da Capital. A temperatura varia de 21°C, no início da manhã, e em torno de 32°C à tarde.

De acordo com dados do Cemtec, Três Lagoas deve registrar a umidade relativa do ar mais baixa, em torno de 25%. Nas demais regiões do Estado, o índice deve variar entre 30% e 45%.

Contudo, as pancadas de chuva previstas para o Estado nesta sexta-feira serão de curta duração e isolada na maioria das regiões. O volume estimado também será baixo, inferior a 10 mm.

Nas ruas da Capital, pessoas tentar se esconder do sol (Foto: Marcos Ermínio)
Nas ruas da Capital, pessoas tentar se esconder do sol (Foto: Marcos Ermínio)

Calor – Até para aos adeptos às altas temperaturas, o calor que tem feito em Campo Grande nos últimos dias está quase insuportável. Nascida em Porto Velho, capital de Rondônia, no Norte do Brasil, a relações públicas Simoni Neto Monteiro, 29 anos, afirma que para aguentar o clima só a base de muito ar condicionado.

“No carro só ando com ar ligado, e em casa também”, afirma Simoni. Apesar de sobreviver ao calor campo-grandense “refugiada” no ar fresco, ela admite que prefere muito mais o clima do verão. “Amo calor, por isso não reclamo, prefiro assim”, ressalta a RP.

Para os dias quentes, ela pontua os principais cuidados: muita água e protetor solar sem economia. E ainda dá a dica. “Gosto de andar de bicicleta com minha filha ao final da tarde, é bom para refrescar, bate um ventinho gostoso”, aconselha Simoni.

Nas ruas da Capital, é comum ver pessoas andando com sombrinhas, garrafas de água e até “correndo do sol”, com tentativas de encontrar abrigos em qualquer pedaço de sombra.

Nos siga no Google Notícias