ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Campo Grande tem meta de vacinar 184 mil pessoas contra a gripe

Viviane Oliveira | 16/04/2014 08:29

A Prefeitura Municipal de Campo Grande pretende imunizar 184 mil pessoas contra a gripe A. O lançamento da campanha de vacinação contra a gripe sazonal H1N1 começa na próxima terça-feira (22), às 8h na UBS (Unidade Básica de Saúde Macaúbas). O dia D da campanha será no dia 26 de abril. A vacinação nas unidades de saúde acontece das 7h às 11h e das 13h às 17h.

As vacinas fornecidas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), começam a chegar esta semana para abastecer as unidades da Capital. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% das 184 mil pessoas previstas para a campanha. Neste ano, a faixa etária das crianças que podem tomar a vacina foi ampliada para entre seis meses e quatro anos. No ano passado, o limite de idade era de dois anos.

Também devem tomar a vacina nas unidades de saúde pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

No caso dos acamados, equipes estarão mobilizadas para fazer a imunização de pacientes em visitas domiciliares. O agendamento para esse atendimento deve ser solicitado pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone 3314-3062.

Imunização - A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A criação de anticorpos contra a doença ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose e por isso a campanha de vacinação é marcada para antes do inverno, quando acontece a maior circulação da gripe.

Segundo o Ministério da Saúde a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Nos siga no Google Notícias