ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Campo Grande tem pelo menos mil crateras graças a chuva e asfalto ruim

Elverson Cardozo | 02/07/2013 06:34
Buraco na rua Capibaribe, no Jardim Petrópolis. (Foto: Cleber Gellio)
Buraco na rua Capibaribe, no Jardim Petrópolis. (Foto: Cleber Gellio)

Mesmo para que vive tentando tapar o sol com a peneira, é difícil esconder que as ruas de Campo Grande, do centro aos bairros, colecionam crateras e, em alguns pontos, o asfalto, até de longe, parece, como dizia o prefeito eleito em época de campanha, uma “verdadeira colcha de retalho”.

Quando chove, a situação piora, sai do controle. Quando, enfim, o sol da às caras, entra em cena a “operação tapa buraco”. A culpa, depois, cai, geralmente, em cima do tempo, da quantidade exorbitante de água. Pensar antes, prevenir, parece, ainda, estar fora de cogitação.

Por conta das últimas chuvas, a Capital já coleciona pelo menos 1 mil crateras, de pequenas a grandes. A estimativa é do secretário de infraestrutura, Semy Ferraz. Para ele, os novos buracos são uma soma de dois fatores: a chuva, óbvio, e a idade do asfalto.

“Isso surgiu de sexta-feira para cá”, disse ele, em entrevista por telefone. Um dos maiores problemas registrados até agora, segundo ele, é a cratera que interditou parte da rua Capibaribe, no Jardim Petropólis, mas o buraco, como garantiu o presidente da associação de moradores, Antonio Carlos Rodrigues, em entrevista anterior, é antigo. Tira o sono dos moradores há pelo menos oito anos.

No Tiradentes, na avenida Marques de Lavradio, motoristas precisam dobrar a atenção ao passar por um quebra-mola. Logo depois do obstáculo, um buraco gigante é capaz de estourar qualquer pneu. A Gury Marques também é outro ponto problemático por conta das crateras.

As mesmas reclamações surgem na avenida Bandeirantes, 26 de Agosto, Mascarenhas de Moraes e até na Júlio de Castilhos, recém reformada.

Na manhã desta segunda-feira, bueiro estourado na rua Campo Nobre gerou transtorno a moradores e motoristas. (Foto: Cleber Gellio)
Na manhã desta segunda-feira, bueiro estourado na rua Campo Nobre gerou transtorno a moradores e motoristas. (Foto: Cleber Gellio)

Na manhã desta segunda-feira (1), na rua Campo Nobre, no bairro de mesmo nome, a explosão de um bueiro deixou a região praticamente intransitável com a água do esgoto, que começou a ser lançada para fora, com força. Dor de cabeça para quem mora na região.

A par dos problemas - e das reclamações -, o secretário de infraestrutura garante que a Prefeitura está cuidando da situação. Ontem, por exemplo, uma equipe saiu às ruas, mas, por conta do mau tempo, conseguiu fazer pouca coisa. “Se jogar massa com água no buraco não gruda”, justificou, acrescentando que, assim que a chuva parar, as ruas serão consertadas.

Seja pelo asfalto velho, ou pela chuva dos últimos dias, talvez as duas coisas juntas, Campo Grande, ao contrário das promessas de campanha do prefeito eleito, continua a ter ruas que se confundem com a tal “colcha de retalhos”, para o bem dos borracheiros.

Nos siga no Google Notícias