ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Campo Grande terá processo eletrônico na Justiça do Trabalho

Vinícius Squinelo | 20/09/2013 23:29

Com cerca de 1200 processos recebidos no somente no último mês de agosto, as sete Varas do Trabalho e o Foro Trabalhista de Campo Grande terão o Sistema Processo Judicial Eletrônico – PJe-JT inaugurado no próximo dia 27 de setembro, às 10h, em solenidade no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região.

Dez Varas Trabalhistas em Mato Grosso do Sul e o próprio Tribunal já operam com o sistema instalado inicialmente na VT de Ponta Porã e na segunda instância nas ações rescisórias em 20 de julho de 2012.

Com a operacionalização do PJe-JT em Campo Grande, 17 das 26 varas trabalhistas da 24ª Região já estarão sendo atendidas pelo sistema também em funcionamento em São Gabriel do Oeste, Amambai, Mundo Novo, Dourados (1ª e 2ª Varas), Três Lagoas (1ª e 2ª Varas), Coxim e Naviraí. Também estão agendadas para este ano, as VTs de Cassilândia e Rio Brilhante.

O sistema - A implantação do PJe-JT gera uma série de benefícios para os usuários da Justiça Trabalhista. Partes, advogados, magistrados e servidores passam a vivenciar mudanças que refletirão, entre outros ganhos, na redução no tempo de trâmite do processo e dos custos; no melhor controle de tarefas e prazos e em maior segurança.

Pelo PJe, várias etapas burocráticas na tramitação dos processos físicos nas Varas são descartadas, como uso de carimbos, juntadas de petições e documentos impressos, entre outras atividades que até então precisam ser executadas. O que gera uma grande economia de recursos, em especial com a diminuição radical do uso de papel, contribuindo com as ações ambientais.

Os servidores são beneficiados com a redução do manuseio de processos – que com o tempo acumulam poeira – e deixam de fazer o transporte dos autos de um lugar para outro. De maneira geral, passam a ser melhor aproveitados em outras atividades.

O PJE permite a realização do trabalho à distância, com disponibilidade do sistema por 24 horas. Os advogados podem consultar as peças do processo pelo sistema via internet e podem apresentar as petições de qualquer lugar.

Nos siga no Google Notícias