ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Campo Grande vai ativar 2º posto para dobrar emissão do cartão do SUS

Aline dos Santos | 09/03/2012 15:51

Novo local inicia atendimento no próximo dia 15 de março

Um segundo posto de emissão do Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) será ativado a partir de quinta-feira em Campo Grande. O serviço será oferecido na rua Arthur Jorge, 500, onde funcionava a antiga Câmara Municipal.

Até então, o trabalho está concentrado na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), localizada na rua Bahia, 280. A expectativa é dobrar o número de cartões expedidos diariamente.

Por dia, são emitidos 350 cartões, além de mil segundas vias. De acordo com levantamento da Sesau, de janeiro a novembro de 2011 foram feitos 112 mil cartões SUS. No ano passado, o segundo posto chegou a ser ativado de forma temporária. Agora, o prazo será indeterminado.

O volume de atendimento aumentou desde que entrou em vigor a norma do Ministério da Saúde que tornou obrigatório o uso do cartão não só para quem é atendido pelo SUS. Quem não tiver o cartão fica impedido de agendar consultas nas unidades básicas de saúde.

Documentos - Para fazer o cartão do SUS, são necessários os seguintes documentos: RG (Identidade), ou certidão de nascimento ou certidão de casamento; comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, faturas bancárias, boletos), em nome do paciente.

No caso de ser menor de idade, o comprovante deve estar no nome dos pais. Se o usuário optar pela apresentação da Carteira de Trabalho assinada, é obrigatório que seja o original e atualizado.

Tem direito a atendimento preferencial as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo.

O horário de atendimento para o cadastramento do Cartão SUS é de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 17 h, inclusive no horário de almoço. Mais informações por meio dos telefones (67) 3314-3004 e 3314-3036.

Segunda via - Já a segunda via do cartão pode ser feita nas seguintes unidades de saúde: UBS Aeroporto/Jardim Itália, Cidade Morena, Coophavila II, Coronel Antonino, Vida Nova, Universitária, Tiradentes, Serradinho, Santa Carmélia, Parque do Sol, Lar do Trabalhador, Dona Neta, Los Angeles, Mário Covas, Nova Lima e Moreninha.

Nos siga no Google Notícias