ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Campo Grande vai sediar o primeiro júri com teleconferência da América Latina

Nyelder Rodrigues | 19/10/2012 22:54

Os equipamentos que serão usados no primeiro júri com teleconferência da América Latina, que acontece em Campo Grande no mês de novembro, foram entregues na quarta-feira (17) ao juiz da 2ª Vara do Júri, Aluízio Pereira dos Santos.

Idealizado pelo próprio juiz, a ação conta com a parceria da seccional sul-mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS) e da Comissão de Advogados Criminalistas (CAC). Ao todo, o investimento feito foi de R$ 50 mil.

O material, que conta com banda larga de alta velocidade, possibilitando o julgamento em tempo real, conta com monitores, telas e computadores. Como teste, foi transmitido uma palestra para testar os novos aparelhos durante a tarde de quinta-feira (18).

Com o incremento da teleconferência, será possível que o advogado de defesa sustente a tese de qualquer lugar em tempo, pela internet. Conforme o presidente da Comissão de Advogados Criminalistas da OAB/MS, Luiz Carlos Saldanha Rodrigues Júnior, o TJ-MS possui 23 linhas de altíssima velocidade.

Durante a fala da defesa no julgamento, seria aberta a palavra para o advogado que utiliza a teleconferência, com tempo pré-determinado, tudo em tempo real. A ideia é também utilizar a teleconferência para transmissão de cursos de capacitação e palestras para advogados, magistrados e servidores do judiciário.

Em setembro de 2011, foi realizado em Campo Grande o primeiro júri digital do país, onde os processos foram entregues digitalmente, sendo visualizados pelo notebook. Isso mostra o pioneirismo da modalidade de julgamentos na cidade.

Nos siga no Google Notícias