ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Capital fecha ano com dobro de casos de dengue e redobra alerta para 2017

Christiane Reis | 24/11/2016 15:39
Mosquito Aedes aegypt transmite dengue, zika vírus e febre chikungunya. (Foto:Sanofi Pasteur/Divulgação)
Mosquito Aedes aegypt transmite dengue, zika vírus e febre chikungunya. (Foto:Sanofi Pasteur/Divulgação)

Dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), atualizados em 03 de novembro deste ano, mostram que o número de notificações de dengue em Campo Grande já soma 28.001, contra 14.450 registradas durante todo o ano de 2015. Um acréscimo de 93,77%.

O número de notificações de dengue também aumentou em todo o Estado. Segundo o Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde), atualizado em 23 de novembro, os registros já somam 58.768, contra 46.070 em todo ano de 2015, um aumento de 27,56%.

No dia 2 de dezembro será realizada mobilização nacional de combate ao mosquito. Em Campo Grande, a informação é de que na data será lançada a Força Tarefa de Combate à Dengue, com ações que se estenderão para todo o ano de 2017. O intuito é impedir que no ano que vem o cenário se repita.

Capital fecha ano com dobro de casos de dengue e redobra alerta para 2017

Ações - A Secretaria de Estado de Saúde, via assessoria de imprensa, lembrou que a campanha de combate iniciou no dia 24 de outubro, reforçando os núcleos de saúde dos municípios, com as chamadas salas de situação, onde é feito o levantamento do imóveis visitados. A reportagem não conseguiu contato com o secretário Estadual de Saúde.

Já o secretário Municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, disse que no dia 02 de dezembro será lançada Força Tarefa, definida pelo Comitê de Combate a Dengue e que as ações serão integradas com entidades participantes. “Dia D de combate ao mosquito é todos os dias e estaremos também realizando todas as ações de rotina que visam o combate ao mosquito”.

Sobre o aumento no número de notificações este ano, o secretário justificou que é resultante do trabalho da gestão anterior. “Quando assumimos, em agosto, estávamos já com uma epidemia”, disse.

Campanha nacional - A nova campanha do Ministério da Saúde, de conscientização para o combate ao mosquito, chama a atenção para as consequências das doenças chikungunya, zika e dengue, cujo transmissor é o mosquito Aedes aegypti, além da importância de eliminar os focos do Aedes. “Um simples mosquito pode marcar uma vida. Um simples gesto pode salvar” alerta a campanha, que será veiculada na TV, rádio, internet, redes sociais e mobiliários urbano (ponto de ônibus, outdoor) no período de 24 de novembro a 23 de dezembro. Foram investidos R$ 10 milhões na campanha.

“Neste ano, a diferença da campanha é que estamos mostrando as consequências de não combater os focos do mosquito. A ideia é sensibilizar as pessoas para que percebam que é muito melhor cuidar do foco do mosquito do que sofrer as consequências de não ter feito esse gesto. Vamos reforçar, ainda mais, a necessidade de eliminar os criadouros, convocando toda a sociedade para esse trabalho”, destacou o ministro da Saúde Ricardo Barros.

Além do conhecido Dia “D”, que será realizado em 2 de dezembro, quando há mobilização nacional em todo o país, serão realizadas ações para lembrar que toda sexta-feira é dia de eliminar focos no mosquito. A campanha traz como foco “Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate”.

Capital fecha ano com dobro de casos de dengue e redobra alerta para 2017
Nos siga no Google Notícias