ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Capital registra segundo caso de morcego infectado com vírus da raiva

Mariana Rodrigues | 13/04/2015 16:41
Os morcegos foram encontrados em dois prédios diferentes na região central da Capital. (Foto: Direto das Ruas/ Arquivo)
Os morcegos foram encontrados em dois prédios diferentes na região central da Capital. (Foto: Direto das Ruas/ Arquivo)

Campo Grande registrou o segundo caso de morcego identificado com o vírus da raiva. Uma equipe do CCZ (Centro de Controle Zoonoses), foi acionada na última quinta-feira (9), após um morcego invadir um apartamento localizado na região central.

O primeiro caso foi em um prédio da mesma região, onde moradores acionaram o CCZ para que fosse retirado um morcego do local, chegando lá foi constatado que havia uma colônia dos animais. Neste segundo caso, o morcego foi capturado em um prédio próximo ao primeiro, mas segundo a médica veterinária do CCZ Ana Paula Nogueira, ele não faz parte da colônia.

De acordo com Ana Paula, o morcego foi capturado na quinta-feira, e o resultado do exame saiu na sexta-feira (10). "O dono do apartamento ligou informando que um morcego havia invadido o local e uma equipe do CCZ foi até lá para retirá-lo, fizemos o exame que deu positivo", disse.

Sobre os cuidados que se deve ter, ela explica que a população não deve colocar as mãos no animal, e nem deixar que gatos e cachorros cheguem perto. "Se o animal entrou na residência, deve acionar o CCZ solicitando sua retirada, não se deve encostar e nem permitir que animais de estimação cheguem perto, caso o morcego esteja vivo, coloque um balde em cima dele até a chegada da equipe", informou.

Mesmo com dois casos confirmados, Ana Paula disse que não há motivos para alarde, mas a população deve ficar atenta. "Não tem motivo para entrar em pânico, o que a população deve fazer é ficar atenta e seguir os passos recomendados pelo CCZ, e sempre manter os animais de estimação vacinados".

Os morcegos fazem parte da fauna natural e não devem ser mortos, nem se estiverem com o vírus da raiva. Para evitar que a espécie entre nas casas, Ana Paula disse que o melhor a fazer é manter as janelas fechadas durante o íncio da noite, que é o horário que esses animais tem o hábito de sair.

Desde 2011, nenhum animal havia sido diagnosticado com raiva na Capital e o último caso em humanos ocorreu há 46 anos. A médica veterinária disse ainda que não houve aumento no número de morcegos recolhidos pelo CCZ.

O CCZ orienta que em do animal ser encontrado vivo ou morto, o CCZ orienta que uma equipe deve ser acionada pelo telefone 3313-5000.

Interior - Em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, a Secretaria de Vigilância Sanitária admitiu um surto de raiva, após cinco cães e um bovino terem os testes com resultados positivos. O caso foi registrado como surto por ser registrado em áreas diferentes da cidade.

Cerca de 8 mil animais já receberam a dose de imunização contra a raiva e a vigilância está em alerta, recolhendo animais de rua, já que são os que apresentam sintomas, segundo a veterinária e chefe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Corumbá, Walquíria Arruda da Silva.

Nos siga no Google Notícias