ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Capital vê 3ª 'nova favela' surgindo, com 60 famílias fugindo do aluguel

Adriano Fernandes | 26/09/2016 17:20
A ocupação no bairro Panoram começou na noite de sábado (24). (Foto: Adriano Fernandes)
A ocupação no bairro Panoram começou na noite de sábado (24). (Foto: Adriano Fernandes)

Cerca de 60 famílias, antigos moradores de bairros como Jardim Noroeste, Vivendas do Parque e Residencial Maria Aparecida Pedrossian, capinam as demarcações de uma área pública ocupada, desde a noite do último sábado (24), no bairro Panorama, na saída para Três Lagoas. É a terceira favela que surge recentemente em Campo Grande – as outras ficam na região do Tijuca e do Izabel Garden.

Por enquanto, são poucas as estruturas levantadas na área situada entre as ruas Londrina, Átomo e Maria Povoa Braga, no bairro Panorama, nas proximidades do Maria Aparecida Pedrossian.
Entre os lotes divididos com arames, fios e até barbantes, não passam de dez os barracos estruturados com madeira de refugo e cobertos com lonas plásticas.

Geovani Moura Baltazar, de 47 anos é quem organiza a quantidade de moradores e a divisão das áreas. Mesmo invadida há menos de cinco dias o número de moradores só aumenta.

“Começamos a ocupar sábado à noite. Até ontem, eram 47 famílias listadas mas hoje chegaram mais. São pelo menos umas 60 famílias”, comenta a senhora.

O motivo da migração para o local, segundo ela é o mesmo para todos. “Estão todos fugindo do aluguel. Achamos essa área vazia e decidimos invadir”, completa.

Agentes da Emha (Agência Municipal de Habitação de Campo Grande) e da Guarda Municipal estivaram na área, notificando os invasores e orientado sobre a desocupação. “Mas não vamos sair. Cada um está dividindo e limpando seu lote sem nenhum tipo de discussão ou violência”, conclui.

A reportagem também tentou um posicionamento da prefeitura sobre a invasão mas não obteve retorno até a conclusão da reportagem.

Na desocupação mais recente em Campo Grande, em março, famílias foram removidas da Cidade de Deus, nas proximidades do lixão, e destinadas a outras três áreas. Depois, veio uma sucessão de problemas, incluindo falhas na construção de casas nestes loteamentos, em regime de mutirão.

Cada demarcação é capinada pelos moradores que chegam. (Foto:Adriano Fernandes)
Cada demarcação é capinada pelos moradores que chegam. (Foto:Adriano Fernandes)
A estruturas de madeira são cobertas de forma precária com lonas plásticas. (Foto: Adriano Fernandes)
A estruturas de madeira são cobertas de forma precária com lonas plásticas. (Foto: Adriano Fernandes)
Nos siga no Google Notícias