ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Capivaras roem árvores e coelhos destroem mudas no Sóter

Jéssica Benitez | 08/08/2013 17:28
Morador desmente responsável pelo parque com foto de árvore roída
Morador desmente responsável pelo parque com foto de árvore roída

Um dos símbolos de Campo Grande, as capivaras circulam livremente por várias regiões da Capital, principalmente em áreas que oferecem mato, água e sombra. Na região norte da cidade, o livre acesso das capivaras ao Parque Soter tem preocupado os frequentadores do lugar. As roedoras estão comendo as cascas das árvores e algumas já estão secando.

A denúncia chegou por meio de moradores dos bairros Mata do Jacinto e Margarida ao gabinete do vereador Eduardo Romero (PTdoB). Conforme os denunciantes, as capivaras estão entrando no parque roendo as cascas das árvores e provocando roletamento do tronco.

A presença de outro animal agrava ainda mais o problema. Na tentativa de recuperar a área verde, novas mudas são plantadas, mas coelhos que vivem no local comem tudo que foi plantado. Conforme um dos moradores, que é frequentador assíduo do parque e preferiu não se identificar, mais de 200 árvores já morreram em decorrência do problema.

“Roedores, especialmente capivaras, mais de dezenas, por falta de alimentos, estão entrando no Sóter e provocando danos à área verde, roendo a casca das árvores. Quase 200 árvores já morreram no parque”, disse o morador.

Outro lado – A equipe de reportagem do Campo Grande News esteve pela manhã no parque Soter com intuito de averiguar a situação das árvores, mas foi impedida de entrar e fotografar o lugar, mesmo tratando-se de um local público.

O responsável por cuidar do espaço não quis se identificar e esclareceu que se a equipe quisesse entrar com máquina fotográfica no parque teria que ir até a Funesp (Fundação Municipal de Esporte) e pedir autorização da diretora-presidente, Leila Cardoso. “Mas essas denúncias não têm fundamento”, disse o homem.

Como já é de costume da atual administração, ele tentou desconversar dizendo que quando o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), tomou posse, o parque estava abandonado e agora parte dele já está recuperada. O responsável, porém, não permitiu que a equipe conferisse de perto as tais melhorias. “Só com autorização”, reforçou.

Agravante – Outro ponto apontado pelos moradores é a erosão gradativa que avança rumo a pista de atletismo que tem mais de 300 metros de extensão. Para Romero, a solução esta não é fazer algo que maltrate os animais.

“Queremos contenção, não matança ou qualquer outra medida que maltrate os animais porque se eles estão agindo assim é porque estão sem opção de alimentação na região. Sugerimos que o poder público municipal faça parcerias, pense e coloque em prática estes mecanismos. Se nada for feito, os roedores vão continuar destruindo as árvores velhas e novas e daqui a pouco vão continuar sem alimento e não sabemos o que poderão atacar depois”, avaliou.

Segundo moradores, coelhos comem mudas de árvores plantadas no Soter
Segundo moradores, coelhos comem mudas de árvores plantadas no Soter
Quase 200 árvores já teriam morrido por conta das capivaras
Quase 200 árvores já teriam morrido por conta das capivaras
Nos siga no Google Notícias