ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Caravana é esperança de pacientes que esperam por cirurgia de catarata

Viviane Oliveira e Leonardo Rocha | 10/05/2016 11:57
Pacientes aguardam atendimento oftalmológico no Pavilhão Albano Franco. (Foto: Alcides Neto)
Pacientes aguardam atendimento oftalmológico no Pavilhão Albano Franco. (Foto: Alcides Neto)

Há 2 anos esperando por cirurgia de catarata, o vendedor Jorge Silva, 38 anos, parece que vai conseguir resolver o problema desta vez. Hoje de manhã, ele aguardava consulta com um dos dez médicos especializados em oftalmologia, na 11ª edição da Caravana da Saúde, que acontece no Pavilhão Albano Franco, em Campo Grande.

"Descobri a catarata em um exame de rotina. Já passei por várias unidades e fui encaminhado para a Caravana. A doença, conforme o vendedor, atrapalha muito, principalmente quando vai mexer no computador. Meu trabalho acaba prejudicado por causa da catarata, que incomoda muito”, lamenta.

Aos 72 anos, a aposentada Elenir Gonçalves, chegou às 7h da manhã, também com esperança de conseguir atendimento. “Já tinha agendado no Hospital São Julião, mas acabou que não deu certo. Eu enxergo muito pouco e estou confiante que vou sair daqui com a cirurgia agendada.

Devido a idade avançada, a visão do idoso Salvador Gomes, 78 anos, começou a embaçar. “Ainda não sei o que tenho. Vi a propaganda da Caravana na televisão e vim direto tentar uma consulta. Não sei se preciso de cirurgia. Só quero voltar a enxergar bem como antes”, diz.

No total, serão realizados 70 mil procedimentos oftalmológicos, sendo 35 mil consultas e 12 mil cirurgias. Também serão feitas 12 mil consultas em outras especialidades e 4 mil cirurgias eletivas, que feitas na Santa Casa, Hospital do Pênfigo, São Julião, Hospital do Câncer e Maternidade Cândido Mariano.

Entre as novidades desta edição da Caravana da Saúde estão mil exames de colonoscopia, mil exames de endoscopia e 2 mil testes de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) para atender Campo Grande e 17 municípios da região. O Exército também realiza atendimento médico em um estande instalado no local.

A Caravana começou hoje e vai até o dia 29 de maio, no Pavilhão Albano Franco, que fica na Avenida Mato Grosso, nº 5017, no Carandá Bosque. 

Nos siga no Google Notícias