ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Casos de queimados cresce 21% e Santa Casa alerta para álcool e fogos

Luciana Brazil | 10/01/2014 11:40
Jovem de 18 anos vítima do bife na chapa. (Foto:Arquivo / Marcos Ermínio)
Jovem de 18 anos vítima do bife na chapa. (Foto:Arquivo / Marcos Ermínio)

O numero de pessoas queimadas em Campo Grande aumentou 21% em 2013, em relação ao ano anterior, segundo a chefe do setor de queimados da Santa Casa de Campo Grande, Maria Aparecida de Oliveira do Amaral. Em 2013, o hospital contabilizou 392 vítimas por queimadura e no ano anterior foram 323 pessoas queimadas.

Grande parte dos acidentes está relacionada com o uso indiscriminado do álcool líquido, segundo Maria Aparecida.

Os fogos de artifício também fizeram mais vítimas em dezembro de 2013 do que no mesmo período de 2012. Em 2013, quatro pessoas deram entrada na Santa Casa vítimas de queimaduras por causa dos fogos. Já no mesmo mês de 2012, apenas uma vítima foi contabilizada. O aumento representa 300%.

Nos dois anos, duas vítimas foram internadas por descarga elétrica.

Dezembro- Só em dezembro de 2013, foram realizados 40 atendimentos de queimados na Santa Casa, 42,8% a mais do que em dezembro de 2012, quando 28 pessoas foram atendidas.

Segundo Maria Aparecida, as queimaduras causadas pelo uso de álcool líquido e outros inflamáveis são as predominantes no atendimento na ala de queimados do hospital, e a cada dia vêm aumentando.

“A facilidade de aquisição do álcool líquido, aliada à falta de cuidados e segurança durante seu armazenamento e manuseio dentro de casa são as principais causas dos atendimentos na Santa Casa”, explica a enfermeira.

De acordo com a chefe de enfermagem da Clínica Cirúrgica da Santa Casa, Glacy Cardoso, mais de 80% dos pacientes são vítimas de acidentes domésticos. “O principal associado envolvendo álcool líquido é o famoso ‘bife na chapa’, além de ser o principal vilão, estão incluídos nos acidentes mais comuns”.

Ramão Ferreira Vilalba, 34, ficou 26 dias no hospital com queimaduras na perna depois de um acidente com o “bife na chapa”. Este tipo de explosão é caracterizado por atingir as pessoas que estão ao redor da chapa. No mesmo episódio, a cunhada, filha e a sobrinha de Ramão foram vítimas das chamas, já que também estavam próximas à chapa fogo.

Vítima do mesmo acidente, Bruna Katiany da Silva, 22 anos, comemorava sua festa de aniversário com os amigos quando foi atingida pelo fogo. “A chapa esfriou, eu achava que não tinha mais álcool, quando fui repor o fogo entrou na garrafa e explodiu”, conta ela.

Anvisa- A Resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização de álcool líquido 96º GL, em fevereiro de 2002.A medida teve como objetivo reduzir o número de acidentes e queimaduras geradas pelo álcool líquido, com alto poder inflamável, além da ingestão acidental.

Cuidados-
- Guardar fósforos, velas, álcool e demais produtos inflamáveis longe do alcance das crianças.
- Nunca jogar álcool sobre chamas ou brasas.
- Não usar recipientes com álcool para fazer o aquecimento de ambientes principalmente banheiros.
- Todos os produtos químicos e de limpeza devem ser fechados em armários, fora do alcance das crianças.
- Mantenha os produtos em suas embalagens originais. Nunca coloque um produto tóxico em outra embalagem que não a original. Poderá ser confundido com algo sem risco.

Em caso de queimaduras use somente muita água fria para esfriar o local. Não use gelo nem qualquer outro produto. Não esfregue, aperte ou estoure as bolhas eventuais.

Não tente desgrudar roupas da queimadura. Se tiver escura ou esbranquiçada, trata-se de queimadura de 3º grau. Procure imediatamente atendimento médico.

Nos siga no Google Notícias