ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Catadores inalam fumaça, mas recusam atendimento para apoiar combate ao fogo

Aliny Mary Dias e Elverson Cardozo | 15/09/2013 12:35
Moradores tentam apagar fogo com pequenos recipientes com água (Foto: Marcos Ermínio)
Moradores tentam apagar fogo com pequenos recipientes com água (Foto: Marcos Ermínio)

Pelo menos dez moradores do bairro Dom Antônio Barbosa e catadores que trabalham na UPL (Usina de Processamento de Lixo), que foi atingida por um incêndio por volta das 11 horas deste domingo (15), inalaram fumaça.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, apesar da dificuldade de respirar por conta da fumaça densa resultado do fogo que consome os materiais recicláveis, nenhuma vítima aceitou ser socorrida.

O motivo, segundo os militares, é o desespero para salvar os materiais que ainda não foram atingidos. Muitos catadores tentam, em vão, auxiliar os bombeiros com garrafas pets, recipientes pequenos ou baldes de água.

O incêndio ainda não foi controlado e mais de quatro viaturas do Corpo de Bombeiros estão no local. Dos quatro barracões, dois já foram atingidos pelas chamas, além dos materiais, o maquinário também foi consumido.

No local, mais de 100 famílias que trabalhavam no atingo lixão tiram o sustento da reciclagem de material. Duas cooperativas e uma associação funcionam na UPL.

UPL – A Usina de Processamento de Lixo teve as atividades iniciadas no dia 11 de setembro de 2012, há pouco mais de um ano. A ação foi o primeiro passo para a desativação do antigo lixão que teve as atividades suspensas em dezembro de 2012. Umada principais aquisições foi a esteira de separação, que agora é destruída pelo fogo.

Todo o material reciclável é oriundo dos LEV (Locais de Entrega Voluntária) e da coleta seletiva nas residências.

Incêndio de grandes proporções começou por volta das 11 horas deste domingo (Foto: Marcos Ermínio)
Incêndio de grandes proporções começou por volta das 11 horas deste domingo (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias