ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Catadores querem melhorias na estrutura da UTR para deixar lixão

Ricardo Campos Jr. | 19/11/2015 17:00
Catadores, MPT, prefeitura e Solurb tentam chegar a um acordo (Foto: Marcos Ermínio)
Catadores, MPT, prefeitura e Solurb tentam chegar a um acordo (Foto: Marcos Ermínio)
Procurador do trabalho tenta organizar o debate e quer lista de problemas concretos para propor soluções concretas (Foto: Marcos Ermínio)
Procurador do trabalho tenta organizar o debate e quer lista de problemas concretos para propor soluções concretas (Foto: Marcos Ermínio)

Catadores que trabalham no lixão de Campo Grande cobram infraestrutura na UTR (Usina de Triagem de Resíduos) e pedem para continuar no aterro até que os problemas sejam resolvidos. O assunto continua gerando impasse e uma reunião entre a categoria, o MPT (Ministério Público do Trabalho), prefeitura e Solurb foi realizada nesta quinta-feira (19) para tentar um caminho que contorne a situação.

Hoje algumas cooperativas já estão trabalhando no espaço feito para processar o material da coleta seletiva. O problema é que elas alegam falta de espaço, local para guardar com segurança os produtos e esteiras.

O município, por outro lado, afirma não haver quaisquer problemas físicos que impeçam a ida de todos os catadores para o local. Porém, a diretora-presidente da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande), Ritva Cecilia de Queiroz Garcia Vieira, concorda com o pedido de prazo para que os trabalhadores recebam capacitações sobre a atuação em cooperativas.

A Solurb, por conseguinte, tenta se eximir do problema e culpa os trabalhadores por uma série de irregularidades na área de transição, como a presença de crianças, entrada de pessoas não autorizadas, etc. O diretor da empresa, Élcio Terra, chegou a dizer que foram oferecidos cursos, mas nem todos se interessaram em participar. "Os problemas são criados pelos próprios catadores", disse no encontro.

O procurador do trabalho, Paulo Douglas, conduz o debate e tenta, a todo custo, encontrar uma solução que satisfaça, se não todos, a maioria. Com muita dificuldade, ele conseguiu trazer à tona os problemas concretos na UTR, pois a maioria dos que fizeram uso da palavra aproveitaram para reclamar do governo, falar de situações genéricas ou iniciaram amplas discussões sobre a lei e como ela deveria ser cumprida de forma ideal, como por exemplo entregar a coleta seletiva nas mãos dos catadores.

Catador diz estar ciente de que a ida para UTR implicará em perda financeira, mas não quer trocar seis por meia dúzia (Foto: Marcos Ermínio)
Catador diz estar ciente de que a ida para UTR implicará em perda financeira, mas não quer trocar seis por meia dúzia (Foto: Marcos Ermínio)

“A UTR não atende. Falta espaço e ampliação da coleta seletiva”, afirmou Rodrigo Leão Marques, 31 anos, um dos catadores presentes na reunião. Ele diz que está ciente de que a mudança para a usina com toda a certeza vai implicar em perda de ganhos, mas ele espera recuperar a renda a longo prazo e obter benefícios em qualidade de vida, só não quer trocar seis por meia dúzia.

Membros dos grupos que já estão atuando na triagem de resíduos concordaram e expuseram as falhas. Foi sugerido pelo procurador a construção de um galpão para cada uma das cooperativas onde elas pudessem armazenar os materiais processados, mas o município e a Solurb já sinalizaram negativamente quanto a isso.

O problema é existe uma ordem judicial para fechar o aterro e ele só está aberto por conta de um prazo dado para adequação da UTR.

Em dezembro de 2012, quando o então prefeito Nelson Trad inaugurou o aterro sanitário, a Defensoria Pública entrou na Justiça pedindo a manutenção dos catadores numa zona de transição ate que a Unidade de Tratamento ficasse pronta. Isto ocorreu quase só três anos depois, em agosto passado, quando então se estabeleceu um prazo de 60 a 90 dias para a desativação do lixão.

Nos siga no Google Notícias