ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Católicos lotam igrejas para abrir celebrações da Semana Santa

Zana Zaidan | 13/04/2014 09:36
Na Perpétuo Socorro, fiéis lotaram a primeira missa da celebração de Ramos (Foto: Simão Nogueira)
Na Perpétuo Socorro, fiéis lotaram a primeira missa da celebração de Ramos (Foto: Simão Nogueira)

Para dar início à programação da Semana Santa, a celebração da Missa de Ramos reúne na manhã deste domingo (13) milhares de católicos nas igrejas de Campo Grande. Após a missa, procissões serão realizadas em diversos pontos da cidade para relembrar a passagem bíblica que retrata a entrada de Jesus em Jerusalém.

No Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, os fiéis levaram folhas de palmeiras para serem abençoadas pelo padre na primeira missa do dia, às 7 horas. “Tento ir à igreja toda semana, mas este domingo é especial. Vim para sagrar o ramo e espero, mais tarde, conseguir trazer meus filhos e meu neto”, conta a doméstica Mara Diniz, 47 anos.

Outras três missas serão celebradas - às 10, 16h e 18h30. Na última, a procissão sairá do santuário até a Praça Cabeça do Boi, no bairro Amambaí. A expectativa é reunir pelo menos 5 mil católicos, já que fiéis da paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Planalto, também são esperados.

“É uma forma de reforçar o compromisso cristão, e reforçar o momento da chegada triunfal de Jesus, quando foram lançados à frente Dele pequenos ramos de árvores”, conta o pároco da Perpétuo Socorro, Roberto Claudiano Filho.

Padre Claudiano explica que a Semana Santa é tempo de provações, assim como aconteceu com Jesus (Foto: Simão Nogueira)
Padre Claudiano explica que a Semana Santa é tempo de provações, assim como aconteceu com Jesus (Foto: Simão Nogueira)

Na quinta-feira Santa, começa o Tríduo Pascoal – os três dias que antecedem o Domingo de Páscoa – com a Caminhada da Fé, saindo do Santuário. A Missa de Lava Pés será realizada às 19h. A Vigília e a Adoração começam às 21h e vai até às 23h, e retorna na Sexta-Feira Santa, a partir das 7h, até às 14h. Às 15h, terá a Celebração da Paixão de Cristo e às 19h, a Via Sacra será encenada na rua no entorno do Santuário.

“É na Semana Santa que os fiéis podem se mostrar verdadeiros católicos, porque, assim como Jesus passou por provações e foi crucificado, também passamos, durante este tempo especial”, finaliza Claudiano.

Outras paróquias – Na Maria Mãe da Igreja, a Missa de Lava Pés na quinta-feira será às 19h30, na própria paróquia. Após a celebração, terá início a Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 15h do dia seguinte. Na Sexta-Feira Santa (18), haverá a Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo às 15h. Às 19h, começará a procissão, com saída da comunidade Santa Terezinha.

No sábado haverá Vigília Pascal às 19h, na paróquia e no Domingo de Páscoa, a missa será 7h30, com batismo às 19h.

Paixão de Cristo – Na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, a encenação da Paixão de Cristo será na sexta (18) à noite, a partir das 19h30. Será feito um teatro relembrando trechos da via sacra de Jesus, o monte das oliveiras, a traição e o enforcamento de Judas, a crucificação, sepultamento e ressurreição de Cristo.

A apresentação é aberta e a entrada é 1 kg de alimento não perecível. A paróquia fica na avenida Manoel Ferreira, 171, no bairro Santo Antônio.

Católicos - A Igreja Católica relembra os últimos dias de Jesus durante a Semana Santa. O Domingo de Ramos relembra a entrada triunfal em Jerusalém, quando os judeus o receberam com festa.

A Quinta-Feira Santa é a data da instituição da Eucaristia. Na Sexta-Feira Santa, os católicos relembram a Paixão e Crucificação de Jesus na cruz. O Domingo de Páscoa relembra a ressurreição.

Nos siga no Google Notícias