ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Cena incomum, postos de saúdes ficam vazios na véspera do feriado

Nyelder Rodrigues e Helton Verão | 01/11/2012 19:57
Imagem incomum em dias "normais", postos de saúdes ficam vazios em vésperas de feriados (Foto: Rodrigo Pazinato)
Imagem incomum em dias "normais", postos de saúdes ficam vazios em vésperas de feriados (Foto: Rodrigo Pazinato)

Postos de saúdes sem filas, praticamente vazios. Uma imagem que na cabeça de alguns pode parecer delírio, mas é o típico cenário dos postos de Campo Grande durante as vésperas de feriados.

A reportagem do Campo Grande News foi até o posto de saúde do bairro Tiradantes e conversou com funcionários e os poucos pacientes que estavam no local neste final de tarde de quinta-feira (1), véspera de feriado do Dia de Finados.

Conforme os funcionários, que não quiseram ser identificados, a quantidade de médicos é a mesma durante todos os dias de funcionamento. Nas segundas e terça-feiras, a média é de 600 pacientes atendidos por dia, enquanto no decorrer dos dias, até chegar o final de semana, a média cai para 400.

Nesta quinta-feira, véspera de Dia de Finados e feriado prolongado, apenas 120 pacientes haviam passado pelo posto, de acordo com os funcionários. A redução é de 80% do fluxo do início de semana. Entre estes pacientes estavam a estudantes Yasmin Raquel Gonçalves, de 16 anos, e o aposentado Waldemar Henrique, de 77 anos.

Para Yasmin, que foi tomar medicação, o fato acontece por que as pessoas dão mais importância ao lazer. “As pessoas saem para curtir o feriado. O que dá para deixar para depois, eles deixam”. Já Waldemar tem uma posição mais crítica quanto ao esvaziamento dos postos nas vésperas de feriados e finais de semana.

“O cidadão deixa para ir ao posto de saúde no meio da semana porque é dia de trabalho. É mais fácil ele pedir dispensa do trabalho e levar um atestado para ir ao posto do que deixar de viajar ou fazer outra coisa na folga para ir ao posto”, opina o aposentado.

Apesar do “sossego” de véspera de feriado, os funcionários do posto do Tiradentes acreditam que o movimento deve ser mais intenso nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros Coronel Antonino, Universitário e Vila Almeida, já que nestes locais, há atendimento pediátrico 24 horas, enquanto no Tiradentes, somente à noite.

Além disso, eles lembraram que em breve será inaugurada uma UPA na região das Moreninhas, que também terá atendimento 24 horas, inclusive pediátrico.

Nos siga no Google Notícias