ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Chefe de quadrilha, Polaco e dois filhos têm prisões prorrogadas

Aline dos Santos | 28/11/2011 10:28

O prazo do primeiro mandado terminaria nesta segunda-feira

Polaco foi preso em operação  na última quarta-feira. (Foto: Viviane Oliveira)
Polaco foi preso em operação na última quarta-feira. (Foto: Viviane Oliveira)

Presos na última quarta-feira, o contrabandista Alcides Carlos Grejianin, o Polaco, e seus dois filhos tiveram as prisões temporárias prorrogadas por mais cinco dias.

O prazo do primeiro mandado terminaria nesta segunda-feira. Alvo da operação Alvorada Voraz, Polaco é apontado como líder de um esquema criminoso que pagava propina a policiais militares para liberar comboios de cigarro contrabandeado do Paraguai. A ação foi realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal).

De acordo com o advogado Benedicto de Figueiredo, a defesa ainda se inteira do conteúdo da denúncia para tomar medidas jurídicas. “O inquérito ainda está muito novo”, pondera. Ele frisa que a prisão preventiva não foi decretada.

Polaco e os filhos, que foram presos em uma propriedade rural de Eldorado, estavam presos na 4ª delegacia de campo Grande. Eles foram transferidos na sexta-feira e o novo local não foi revelado.

Alcides Grejianin é dono de um patrimônio milionário. A justiça federal já sequestrou seis fazendas de propriedade do contrabandista, sendo uma avaliada em R$ 20 milhões.

Ele responde a processos por contrabando de cigarro e lavagem de dinheiro. Em fevereiro deste ano, a justiça arrecadou R$ 7 milhões com leilão do gado apreendido. Além de acusação por homicídio.

A operação Alvorada Voraz foi desencadeada nas cidades de Antônio João, Caracol, Jardim, Porto Murtinho, Campo Grande, Eldorado e Brasilândia, além de Brasília (DF) e Umuarama (PR). A ação reuniu 200 profissionais.

Dos 17 mandados de prisão temporária, foram presos 11 civis e cinco policiais militares. Um dos PM já estava detido no Presídio Militar de Campo Grande.

Durante a apreensão, foram apreendidos 12 veículos, 268 munições de vários calibres, um revólver calibre 38 de propriedade de um policial, um CPU, um notebook e cinco celulares.

Nos siga no Google Notícias