ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Chuva atinge 66% do previsto para o mês em um dia e provoca estragos

Zana Zaidan | 01/05/2014 13:45

A forte chuva que atinge Campo Grande desde a madrugada de hoje (1º) atingiu 60 mm ao meio-dia, e não deve dar trégua até amanhã, conforme a estação meteorológica da Anhanguera-Uniderp.

A quantidade, que equivale a 66% dos 90 mm previstos para todo o mês de maio, deixou bairros sem energia, alagou vias e, pela primeira vez em 24 anos, cancelou o tradicional passeio ciclístico do feriado que comemora o Dia do Trabalho e também a festa organizada pela Força Sindical, que esperava público de 60 mil pessoas. O show do cantor Erasmo Carlos, que seria realizado no shopping Campo Grande, também foi cancelado, mas deve ser marcado em uma nova data.

A temperatura, que ontem estava na casa dos 28°C, caiu 5°C por causa da mudança brusca no tempo, e está estabilizada em 15°C. As rajadas de vento chegaram a 48 Km/h em alguns pontos da cidade.

A região que mais sofreu com a chuva foi a do Parque do Sóter, onde atungiu 62 mm. Nos bairros próximos ao Shopping Norte Sul Plaza, na avenida Ernesto Geisel, foram 59 mm, seguidos do grande Aero Rancho (46 mm) e do Parque dos Poderes, com 52 mm.

Estrutura do show no Parque das Nações, cancelado por causa da chuva (Foto: Marcos Ermínio)
Estrutura do show no Parque das Nações, cancelado por causa da chuva (Foto: Marcos Ermínio)

O temporal, histórico para o dia 1º de maio, tem origem em uma frente fria que vem do litoral, explica o meteorologista da Anhanguera-Uniderp, Natalio Abrahão. “É uma característica própria do outono. Campo Grande ficou sete dias sem chuva e, de repente, vem uma tempestade como essa. Daqui para frente será assim: longos períodos sem chuvas, intercalados por temporais”, afirma.

Pela cidade, casas e vias foram alagadas e o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão nas ruas para prestar socorro. Problemas na rede elétrica, que oscila e deixou moradores sem energia.

Fim de semana de sol - Para quem espera aproveitar o feriado prolongado, a previsão é de que a sexta-feira amanheça sem chuva, e as temperaturas voltem para casa dos 28°C. O fim de semana será de sol e poucas nuvens, aponta o meteorologista.

Nos siga no Google Notícias