ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Chuva de 200 milímetros em 24 horas causa crateras e transtornos em bairro

Flávia Lima | 02/06/2015 11:42
Caminhão atola na Chácara dos Poderes, onde algumas ruas ficam intransitáveis com as enxurradas. (Foto:Direto das Ruas)
Caminhão atola na Chácara dos Poderes, onde algumas ruas ficam intransitáveis com as enxurradas. (Foto:Direto das Ruas)

Em apenas 24 horas, as chuvas atingiram o total de 229,5 milímetros na região do Parque dos Poderes e Carandá Bosque, segundo informações do meteorologista Natálio Abrão, da Uniderp-Anhanguera. A média histórica é de 90 milímetros, sendo que no domingo, das 11h25 até às 22h30, choveu 82,6 milímetros, ou seja, 91% do esperado para o mês todo.

Com isso, os moradores enfrentam alguns transtornos, especialmente nas ruas ainda sem asfalto, onde um caminhão atolou na manhã desta segunda-feira (2). O flagrante, feito pelo leitor Flávio Teixeira, foi registrado na estrada NE 02, na Chácara dos Poderes, que, segundo ele, está intransitável. Teixeira ainda ressalta que os moradores do local estão ilhados e nem mesmo os carros com tração nas quatro rodas conseguem passar no local. 

"Toda chuva forte acontece isso. A enxurrada vem do bairro Noroeste. Depois que foi implantado o conjunto habitacional Denisar Conte cai toda em nossa rua e vai assorear o córrego Pedregulho. O Ministério público abriu inquérito sobre isso há cerca de cinco anos mas nada foi feito pela prefeitura", destaca o leitor em seu e-mail enviado à redação do Campo Grande News.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, após as chuvas o serviço de vias não pavimentadas da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura), voltarão a atuar nas regiões onde as ruas estão em más condições de uso.

Conforme o meteorologista, este é o segundo outono mais úmido dos últimos 20 anos, já que desde 1983 não havia sido registrada tanta umidade no período. Também chove no centro-sul e norte do Estado, o que deve beneficiar a safrinha. Ainda de acordo com Natálio Abrão, o sol aparece mais forte nesta quarta feira (3), mas já existe um quadro de alti-ciclone no dia 7, que pode derrubar novamente as temperaturas.

Socorro - Equipes da Defesa Civil da Capital prosseguem o trabalho de monitoramento dos pontos considerados críticos, propensos a alagamentos, devido as fortes chuvas que voltaram a cair em Campo Grande na madrugada desta terça-feira (2). Segundo informações da coordenadoria do órgão, choveu 45 milímetros entre as 2 e 5 horas.

Como voltou a chover esta manhã, a preocupação é com o volume de água nos córregos Prosa e Segredo, que vem subindo desde a madrugada, mas até o momento estás dentro da normalidade. O mesmo trabalho também está sendo feito no Rio Anhanduí.

Segundo a Defesa Civil, não houve ocorrências de alagamentos, apenas a queda parcial de uma árvore sobre uma casa na Rua Bertóia, no Jardim Canguru, que já foi cortada e removida pelos bombeiros. Não houve feridos ou danos materiais.

Além disso, as duas equipes da Defesa Civil continuam assistindo as famílias dos bairros José Abrão e Coophatrabalho, que no domingo tiveram suas casas destelhadas devido a um vendaval. Só na Coophatrabalho foram pelo menos 20 casas afetadas, gerando um prejuízo de cerca e R$ 1 mil para cada morador.

As equipes estão percorrendo essas regiões distribuindo lonas e fazendo avaliações dos prejuízos.

A coordenação da Defesa Civil também afirma que está passando nos locais onde a prefeitura executa obras de pavimentação para relatar a necessidade de limpeza a administração municipal. Foi o que ocorreu na manhã desta segunda-feira (1), no prolongamento da Avenida Ernesto Geisel, no bairro Otávio Pécora, onde há obras de drenagem e asfalto.

Com a chuva, detritos da obra e pedras deslizaram para a via, porém equipes da Seinthra (Secretaria Municipal de Infraestrutura) foram ao local e executaram a limpeza e fizeram a sinalização do local devido a enxurrada.

Esse tipo de trabalho também foi feito no Jardim Petrópolis, onde o córrego Cerradinho transbordou na Avenida Capibaribe.

Já no bairro José Abrão, a Seintrha deslocou cerca de 50 homens, utilizando diversas ferramentas e três pás-carregadeiras e três caminhões, para fazer a limpeza das ruas.

Moradores de bairros que tenham sido atingidos pela chuva podem fazer a solicitação pelo teleatendimento da Seintrha, no 3314-3675.

Bombeiros retiram árvore que caiu em rua do Jardim Canguru. (Foto:Marcos Ermínio)
Bombeiros retiram árvore que caiu em rua do Jardim Canguru. (Foto:Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias