ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Ciclistas realizam manifesto a favor da manutenção da ciclovia na Afonso Pena

Evelyn Souza | 10/06/2013 19:03
Ciclovia foi inaugurada em dezembro do ano passado. (Foto: Marcos Ermínio)
Ciclovia foi inaugurada em dezembro do ano passado. (Foto: Marcos Ermínio)

Vereador Eduardo Romero (PTdoB) está organizando um manifesto em defesa do tombamento do canteiro central e da manutenção da ciclovia, da Avenida Afonso Pena. O ato está marcado para acontecer na próxima quinta-feira (13), às 9h30 e deve reunir ciclistas de toda cidade.

Segundo vereador, o objetivo é mostrar que os ciclistas são a favor da decisão do Conselho Municipal de Cultura, desde que a ciclovia, seja mantida. “A construção da ciclovia foi um pedido da população, que veio desde 2009. O investimento foi de R$ 147 mil delimitados do PAC. Entendemos que o tombamento é uma maneira atual de preservar o patrimônio, mas as pessoas podem usufruir desse espaço, interagir com esse patrimônio, sem comprometê-lo”, explica Romero.

O vereador disse ainda que manter a ciclovia é sinônimo de mais uma opção de transporte, além de poder preservar a simbologia ambiental e cultural.

A concentração, segundo vereador, será na Avenida Afonso Pena, esquina com a rua 13 de junho, em Campo Grande.  A previsão é de que o manifesto termine às 11h.

Tombamento - O Conselho Municipal da Cultura aprovou por unanimidade a proposta, depois de receber para análise o projeto da Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e da Fundac (Fundação Municipal de Cultura).

Segundo presidente do conselho, Ângelo Arruda, desde 2009 o MPE (Ministério Público Estadual) entrou com uma ação pedindo o tombamento, após entrar em discussão a possível implantação de corredores de ônibus na Avenida, que previam redução do canteiro. 

Em ação paralela, a Fundac também resolveu abrir um processo sobre o local, o que neste momento já não permitia qualquer alteração ou modificação da área. O que segundo Arruda, não aconteceu, já que a prefeitura de Campo Grande implementou a “ciclovia” no local, que de acordo com a a Fundac e MPE não eram permitidos. 

Ângelo também ressaltou que após o projeto ser homologado pelo prefeito, e publicado em diário oficial, a questão da ciclovia deve ser discutida junto à população e a possível implantação de corredores de ônibus, fica inviável. 

No último sábado (08), o prefeito Alcides Bernal (PP) afirmou  que irá homologar o “tombamento” do canteiro central e das árvores da Avenida Afonso Pena.

 

Nos siga no Google Notícias