ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Cidade tem tanto passageiro que já precisa de aeroporto 4 vezes maior

Evelyn Souza | 19/08/2013 06:55
Movimento do aeroporto cresceu 378% nos últimos anos. (Foto: Cleber Gellio)
Movimento do aeroporto cresceu 378% nos últimos anos. (Foto: Cleber Gellio)
Cidade tem tanto passageiro que já precisa de aeroporto 4 vezes maior

Campo Grande possui hoje cerca de 805 mil habitantes, de fato, a cidade cresceu, o poder aquisitivo também e o aeroporto da cidade, já não suporta tamanha demanda. Isso porque com correria do dia-a-dia, os campo-grandenses querem cada vez mais agilidade, praticidade e rapidez. Seja para uma viagem de reunião de negócios, um passeio com a família ou um bate volta de fim de semana. Sem contar que a cidade recebe visitantes, de outras regiões.

Prova disso, é que o número de passageiros do Aeroporto Internacional já ultrapassa a metade do valor total registrado no ano passado. De acordo com a Infraero, de janeiro a julho desse ano, 911.366 pessoas embarcaram e desembarcaram no aeroporto da Capital. No ano passado, o número chegou a 1,6 milhão.

Para se ter uma ideia ainda maior, por dia, uma média de 4.475 passageiros passam pelo aeroporto. O aumento é de 378%, se comparado há vinte anos, onde número era de 934.

Mas a notícia boa, é que a Cidade Morena, finalmente, ganhará um novo aeroporto. A parte ruim da história, é que apesar das obras começarem em 2014, ele só deve ficar pronto em 2017.

Segundo o secretário estadual de Planejamento, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, a Infraero já está desenvolvendo projetos executivos de engenharia para a construção do novo aeroporto, que deve ser quatro vezes maior que o atual. Ainda de acordo com o secretário, os estudos ambientais já foram concluídos e o próximo passo agora é começar o processo de licitação e dar início as obras.

“A cada 20 anos a Infraero faz uma atualização de plano diretor, que mostra as projeções que precisam ser feitas. A de Campo Grande terminou no ano passado e mostrou que realmente precisamos de um espaço maior para atender o público”, explicou.

E quem está curioso com a localização, não crie muita expectativa. O espaço será o mesmo, a pista será estendida, novos terminais para passageiros e um novo pátio para aeronaves serão construídos.

Como o aeroporto da cidade ainda não é concessionado, os projetos executivos, assim como a administração e o controle de operação, ficarão por conta da Infraero. Nas obras, o Estado ficará responsável pela parte de acesso a serviços, como regularização ambiental, investimentos na parte de infraestrutura e logística, sistema de desenvolvimento de energia, telecomunicações, sistema viário e drenagem.

Depois de pronto, o novo aeroporto vai atender a aviação comercial de passageiros e voos de cargas. Enquanto o antigo (atual) servirá de apoio a Base Aérea e o Batalhão de Helicóptero do Exército Brasileiro e aviação regional.

 

Taxista reclama da estrutura para trabalhar. (Foto: Cleber Géllio)
Taxista reclama da estrutura para trabalhar. (Foto: Cleber Géllio)
Claudia, pronta para seguir viagem com a família para SP, depois, Chile. (Foto: Cleber Gellio)
Claudia, pronta para seguir viagem com a família para SP, depois, Chile. (Foto: Cleber Gellio)

Mas o grande fluxo não é só sinal de aperto, mas também, de aumento de trabalho para o seu Devair Vargas. Taxista desde 1993, conta que só de conversas, conhece o país inteiro. Em relação aos clientes, confessa: "Nesses 19 anos já vi gente de todo tipo. Os mais ricos, são sempre os mais educados”, diz. Em relação à infraestrutura, ele faz o apelo: "precisa melhorar".

Roselida Padilha, não soube dizer muita coisa sobre o aeroporto, afinal, estava “voando” pela primeira vez. Isso porque o filho estava indo para o Rio de Janeiro, participar de uma maratona nacional, daí aproveitou a "carona". "Pelo menos não vou sozinha né", conta a professora.

A praticidade de viajar de avião é vantagem para quem precisa chegar rápido e principalmente, para que mantém relacionamentos à distância. Como a advogada Claudia Carlesso, 26 anos. Moradora de Dourados veio de carro até Campo Grande. Junto com o pai, a mãe e o irmão, vão direto para São Paulo, onde está o namorado e em seguida, todos seguem para o Chile.

Agente de viagens e casal de namorados, que desembarcaram na Capital e seguiram para Bonito.
Agente de viagens e casal de namorados, que desembarcaram na Capital e seguiram para Bonito.
Professora na expectativa, para andar de avião pela primeira vez. (Foto: Cleber Gellio)
Professora na expectativa, para andar de avião pela primeira vez. (Foto: Cleber Gellio)

E quando se trata de desembarque, é comum ver agentes de viagem segurando aquele papelzinho, com o nome de uma pessoa ou de um grupo. Odineia Santos Leite, 38 anos, por exemplo, aguardava 28 pessoas, que compraram pacote para conhecer Bonito.

Entre eles, o casal de namorados, Miguel Vieira, 30 anos e Amanda Ferraz, 24, de São Paulo. “Compramos antecipado, por um site de compras coletivas, que pena que tá frio né?”, disse a fonoaudióloga um pouco desapontada com as baixas temperaturas do Estado.

E não é possível falar em aeroporto, sem citar aqueles que costumam passar horas do dia, principalmente dos fins de semana, no mirante da cidade, olhando pousos e decolagens. “Isso aqui é uma forma de meditação, a gente vem, olha, pensa. Costumo vir todos os finais de semana”, diz o funcionário público, Rubens José Joaquim, 46 anos.

Visão do mirante, construído em frente ao aeroporto. (Foto: Cleber Gellio)
Visão do mirante, construído em frente ao aeroporto. (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias