ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Cinco pessoas vão parar na delegacia em operação contra furto de energia

Operação está sendo realizada em comércios e residências da região Oeste da cidade

Luana Rodrigues | 24/02/2017 14:03
Policiais e técnicos em operação na manhã desta sexta-feira (24). (Foto: André Bittar)
Policiais e técnicos em operação na manhã desta sexta-feira (24). (Foto: André Bittar)

Cinco pessoas foram parar na delegacia, na manhã desta sexta-feira (24), em Campo Grande, por estarem furtando energia elétrica. As autuações ocorreram durante a operação ' Júlio de Castilho', realizada em comércios e residências da região Oeste da cidade, pela Polícia Civil, juntamente com a Energisa - concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a assessoria de imprensa da Energisa, a operação continua até o fim da tarde de hoje, mas até a publicação desta reportagem já haviam sido constatadas 19 fraudes.

O gerente de combate as perdas da Energisa, Paulo Roberto, diz que no ano passado a empresa perdeu em Mato Grosso do Sul, 14% do faturamento, só com furtos de energia. Em 2016, foram 100 mil consumidores fiscalizados e 22 mil autuados. “Foram R$ 146 milhões em prejuízo, aproximadamente R$ 40 milhões só de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

As perdas com fraudes e furtos impactam diretamente na tarifa do consumidor e integram cálculo para reajuste que todos os anos a concessionária entrega à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). “O furto de energia reflete em 7% no aumento da tarifa”, explica.

Crime - Conforme a delegada Christiane Grossi, da 7ª Delegacia de Polícia Civil, a ação foi desencadeada para coibir o furto de energia em residências e comércios na região Oeste. “Furtar energia é crime previsto no código penal”, diz a autoridade policial.

Segundo ela, uma vez que for identificado o delito, a equipe vai acionar a perícia técnica. O proprietário da casa ou do estabelecimento comercial será levado à delegacia para prestar esclarecimento. Se caso for constatado a fraude, o consumidor vai ser autuado e responder criminalmente.

Furtar energia, também, traz risco de acidente para quem faz a ligação clandestina na rede de alta tensão, sobrecarrega e causa dano ao equipamento, além de ser desleal com quem paga a conta.

Nos siga no Google Notícias