ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Clientes perdem voo que saiu meia hora antes do previsto e Justiça nega pedido de indenização

Marta Ferreira | 13/12/2011 16:13

Por unanimidade, a 5ª Turma Cível negou a Apelação Cível nº2011.035638-9 em face de VRG Linhas Aéreas S/A. Os apelantes, A.N.A. e outros recorreram da sentença de 1º grau que julgou improcedente o pedido de danos morais e danos materiais.

Mais de três depois de perderem um vôo, que saiu meia hora antes do previsto, quatro pessoas tiveram rejeitado pela Justiça o pedido de indenização por dados morais e materiais contra a companhia área Gol. O pedido era de indenização de R$ 24 ,7 mil.

Os autores da ação compraram bilhetes para o trecho Campo Grande/São Paulo, no dia 29 de maio de 2008, com previsão de saída às 7 horas. Dizem ter chegado ao Aeroporto às 6h39, mas foram surpreendidos pela informação de que o vôo já havia partido.

Conforme informado na ação, funcionários da companhia informaram que a decolagem poderia ser antecipada e não havia necessidade de cumprir os horários que constam nos bilhetes. Como a viagem não poderia ser adiada, tiveram que custear a viagem de carro. Gastaram com abastecimento, alimentação e pedágios, além do tempo despedido.

Os consumidores tentaram entrar em acordo com a Gol, mas não houve consenso.

Entraram, então, na Justiça, onde o pedido de indenização foi rejeitado na decisão de primeiro grau, sob a alegação principal de que não ficou comprovado que chegaram ao portão de embarque com a antecedência mínima exigida.

A empresa disse, durante o processo, que a culpa foi exclusivamente dos clientes.

Não duas vezes- Com a resposta negativa do juiz, eles apelaram ao TJ (Tribunal de Justiça), onde a 5ª Turma Cível rejeitou novamente o pedido de indenização.

O desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso, relator da apelação, entendeu que “não comprovado que os consumidores compareceram ao aeroporto para efetivação do check-in com antecedência superior a trinta minutos, e não verificando a perda do voo foi efetivamente ocasionada pela demora no atendimento para efetivação do check-in não deve a empresa recorrida responder objetivamente pelos eventuais danos ocasionados aos apelantes”.

Foi feito um pedido de ofício para a Infraero apresentar a comprovação do horário do voo, providência considerada desnecessária pelo relator. “É totalmente descabida a pretensão recursal de tentar modificar a conclusão do julgado, com a produção de prova a destempo. Isso porque, o momento oportuno para a discussão das provas a serem produzidas é na fase instrutória do processo”.

O voto foi acompanhado pela turma, rejeitando o pedido de indenização.

Nos siga no Google Notícias