ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

CNJ alerta que desembargador aposentado deve cumprir quarentena

Nadyenka Castro | 18/04/2013 20:53

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) alerta, juízes e desembargadores trabalhistas, que o desembargador aposentado Abdalla Jallad deve cumprir a quarentena antes de voltar a advogar. A decisão é do dia 16 de abril e atende a pedido do MPT (Ministério Público do Trabalho).

Abdalla Jallad se aposentou em 7 de dezembro de 2010, por ter atingido a idade máxima de 70 anos para ocupação de cargo no serviço público nacional. Para cumprir o período de quarentena, ele só poderia exercer a advocacia, no juízo ou tribunal do qual se afastou, a partir de 7 de dezembro de 2013.

Em ação na qual Jallad atuava como advogado, o juiz da 2ª Vara do Trabalho de Campo Grande, Márcio Alexandre da Silva, por entender que ele estaria no período de quarentena, determinou a substituição da procuração.

O juiz também determinou a expedição de ofício ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e ao MPF (Ministério Público Federal) informando sobre o caso.

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul) entrou com mandado de segurança em defesa do desembargador aposentado contra o ato do juiz e contra o MPT para suspender a decisão.

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) atendeu parcialmente o pedido da OAB, suspendendo, até o julgamento final do mandado de segurança, a determinação de envio de ofícios ao Conselho Federal da OAB e ao MPF (Ministério Público Federal).

O MPT acionou o CNJ porque a Constituição brasileira proíbe a advocacia no juízo ou tribunal pelo qual o magistrado se aposentou, pelo prazo de três anos, depois do afastamento do cargo, seja por aposentadoria ou exoneração. Esse período de proibição é denominado "quarentena de saída".

CNJ determinou a formalização de orientação a todos os juízes e desembargadores trabalhistas quanto ao impedimento.

O Conselho Federal da OAB também se manifestou pelo impedimento do desembargador aposentado e vai determinar à seccional de Mato Grosso do Sul que instaure procedimento administrativo disciplinar para apurar a conduta.
Agora, o MPT pretende agendar reunião com a OAB de Mato Grosso do Sul para discutir providências a serem tomadas.

A reportagem tentou contato com Abdalla Jallad, mas, a informação é de que ele está em viagem.

Nos siga no Google Notícias