ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Coleta de lixo volta ao normal em 10 dias; CCZ suspende eutanásia de cães

Flávia Lima | 22/10/2015 16:57
Lixo acumulado em ruas contribui com proliferação de mosquito e preocupa população. (Foto:Fernando Antunes)
Lixo acumulado em ruas contribui com proliferação de mosquito e preocupa população. (Foto:Fernando Antunes)

Mesmo com a retomada da coleta de lixo pela Solurb, o serviço ainda não foi retomado em sua totalidade e a expectativa do presidente do Sindicato dos trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação, Wilson da Costa, é de que serão necessários dez dias para que o cenário de sujeira e lixo acumulado nas ruas da Capital nas últimas duas semanas desapareça totalmente.

A grande quantidade de dejetos e embalagens espalhados em alguns bairros preocupa a população mas, principalmente, os profissionais da saúde, que temiam que esse material se tornasse o ambiente propício para a proliferação dos mosquitos transmissores dessas doenças, devido ao acúmulo de água da chuva.

Esse também é o receio de um empresário, morador da Vila Anaí, que acabou tomando a difícil decisão de sacrificar sua cachorrinha da raça basset, de oito anos, diagnosticada com leishmaniose. “Estamos todos abalados, mas tenho medo porque aqui no bairro tem muito lixo e os mosquitos invadiram as casas”, diz.

O empresário, que preferiu não se identificar, conta que chegou a iniciar um tratamento em uma clínica, mas desistiu porque foi informado que a cadelinha se tornaria um hospedeiro, mesmo com os cuidados e medicação. “Minha mulher tem problemas de saúde e fiquei com medo de sermos contaminados também”, afirma.

Após tomar a dolorosa decisão com sua esposa, o empresário procurou o CCZ (Centro de Controle de Zoonose) para sacrificar a cachorrinha. Ao telefonar, foi surpreendido com a informação de que o órgão suspendeu, temporariamente, a eutanásia em animais devido a paralisação dos serviços da Solurb, encerrada na noite desta quarta-feira (21).

Ocorre que a empresa é a responsável pelo descarte dos animais, após eles serem incinerados. Como o serviço ainda deve demorar mais alguns dias para se normalizado, não há prazo para o CCZ retomar a eutanásia.

A informação foi confirmada pela assessoria da prefeitura. Em nota, a administração diz que o CCZ está sem capacidade de armazenamento desses animais e que por isso os médicos veterinários estão explicando a situação aos donos que buscam o órgão.

Diante do impasse, a angústia do empresário aumentou. Após buscar orientação com outros profissionais sobre onde levar a cachorrinha, que atende pelos nomes de Maria Rosa ou Abigail, ele decidiu realizar uma contraprova do exame inicial.

Porém, se o resultado confirmar o primeiro diagnóstico, o empresário ressalta que irá manter a decisão da eutanásia.

“Sei que existem correntes que defendem o tratamento, mas esse acúmulo de lixo na cidade deixou a gente com medo. Se um mosquito desse entrar em casa, não quero correr o risco de ter um bichinho que pode ser responsável pela transmissão dessa doença”, lamenta.

O empresário diz que levará a cachorrinha no Hospital Veterinário da UFMS para realizar a eutanásia e espera que sua atitude seja compreendida entre os que defendem o tratamento e volta a ressaltar que tomou a decisão pensando na saúde pública.

“Estamos tristes com a decisão porque é uma companheira de anos e aqui em casa somos apenas eu e minha mulher, que tem a saúde frágil. Espero que minha atitude sirva de alerta para a população", destaca.

Coleta de lixo compromete o combate à leishmaniose canina na Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Coleta de lixo compromete o combate à leishmaniose canina na Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias