ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Com 1,2 mil pessoas, corrida incentiva união entre militares e sociedade

Flávia Lima e Kleber Clajus | 01/03/2015 10:10
Militares incentivaram população a participar de evento no Parque das Nações Indígenas. (Foto:Marcelo Calazans)
Militares incentivaram população a participar de evento no Parque das Nações Indígenas. (Foto:Marcelo Calazans)
Corredores se mobilizam por aplicativo para incentivar a prática esportiva (Foto: Marcelo Calazans)
Corredores se mobilizam por aplicativo para incentivar a prática esportiva (Foto: Marcelo Calazans)

A 10ª Corrida da Paz reuniu 1,2 mil participantes, neste domingo (1º), no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. O objetivo da prova foi integrar militares e civis em torno da atividade física ao percorrerem juntos três quilômetros, em trajeto da Cidade do Natal a ponte principal do lago.

Promovida pelo CMO (Comando Militar do Oeste), a corrida não teve caráter de competição e foi acompanhada de caminhada e passeio ciclístico.

O prefeito da Capital, Gilmar Olarte (PP), deu a largada, porém disse que não participaria da prova por estar “fraco de preparo físico”.

Em contrapartida, a professora aposentada Maria José Vieira, 65, esbanjava disposição ao integrar o grupo de corrida Amigos do Asfalto. Seu ingresso no circuito de provas, que neste ano somam 35 em todo o Estado, vai além da necessidade de manter hábitos saudáveis, mas para servir de incentivo aos filhos e netos que ainda “tem outras preocupações” e sonha ter ao seu lado em breve.

No caso da psicóloga Ana Lúcia Souza, 30, o incentivo para ganhar as ruas e reforçar a saúde vem do aplicativo Whats App, ao participar de grupo denominado Zap Zap Runner. “Este é um incentivo a mais para estar sempre em movimento e incentivo para continuar correndo. Já inclusive consegui trazer minha irmã e cunhado que até correm mais do que eu”, comentou.

Para quem é novato na prática das corridas, a nutricionista Camila Zidko, 30, indica uma alimentação rica em carboidratos de rápida absorção para dar energia rápida necessária em trajetos curtos como o de hoje. Um café da manhã ideal, neste caso, seria composto por pão branco, um copo de leite com aveia e banana, estes consumidos uma hora antes da prova. O uso da água para hidratação, conforme Camila, é essencial e os isotônicos recomendados para consumo 30 minutos antes da corrida em trechos curtos e nos longos durante o exercício.

Outro ponto fundamental diz respeito ao aquecimento. Na prova de hoje, coube ao preparador físico Renato Reis, 25, alongar os participantes antes da largada, afinal mesmo que o percurso seja de intensidade leve a moderada “é preciso preparar a musculatura para a atividade física e se evitar lesões”.

Sobre o evento, a médica da Base Aérea, Vanessa Ribeiro, 34, ressaltou que “o militar não tem só o papel da defesa e proteção da pátria, mas também de incentivar as pessoas a ter uma qualidade de vida melhor”.

Outras provas - Ainda neste mês, conforme a FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul), estão previstos eventos no dia 8 de março da Adac (Associação Desportista Atletas de Cristo) no Parque Ayrton Senna e em 22 de março a realização da 4ª Corrida das Águas, com saída da sede da empresa Águas Guariroba na Rua Antônio Maria Coelho.

Neste ano, a programação de corridas de rua contemplam 35 provas em todo o Estado. O calendário completo pode ser consultado aqui.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias