ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Com 105 mil assinaturas, documento pelo fim da impunidade é entregue hoje

Vinícius Squinelo | 16/09/2013 06:34

Representantes dos movimentos Reaja MS e Pelo Fim da Impunidade, junto com o comandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, entregam na manhã de hoje documento com mais de 100 mil assinaturas, que pretende criar um projeto de lei para endurecer o combate à criminalidade.

O documento será anexado às campanhas nacionais com o mesmo objetivo, e posteriormente chegarão ao Congresso Nacional. O deputado estadual de São Paulo e major da PM paulista, Olímpio Gomes, que iniciou a Reaja Brasil naquele Estado, recebe as quase 74 mil adesões à Reaja Brasil, e dos familiares dos universitários Breno e Leonardo as mais de 32 mil da Pelo Fim da Impunidade.

O evento ocorre às 8h desta segunda-feira (16), no Palácio Tiradentes, sede do Comando-Geral da PM em Mato Grosso do Sul, e será acompanhado pelo comandante-geral da PMMS, coronel Carlos Alberto David dos Santos.

O ato público faz parte das comemorações aos 178 anos da PMMS e marca o cumprimento de mais uma meta do Comando-Geral: conseguir mais de 100 mil adesões às campanhas de iniciativa popular de projeto de lei para endurecer o combate à criminalidade com aumento de pena dos crimes violentos, em especial dos praticados contra agentes da lei e da segurança pública.

A Reaja MS foi lançada no dia 14 de fevereiro, com a participação do governador André Puccinelli (PMDB), para ajudar na coleta de adesões da Reaja Brasil. Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado a organizar movimento próprio para transformar em crime hediondo os delitos contra a vida de agentes da lei e da segurança pública. Foi feito um dia D de coleta de assinaturas, cada unidade da PM realizou ações para angariar adesões e ainda foi disponibilizado endereço de site para assinatura virtual.

A PM ainda foi parceira da campanha Pelo Fim da Impunidade, outra proposta de projeto de lei de iniciativa popular com a intenção de endurecer penas, tempo e condições para progressão de regime nos crimes graves, violentos e hediondos.

Ao todo, a PM angariou mais de 105 mil assinaturas, superando a meta em mais de 5 mil adesões. Os números não incluem as adesões virtuais que são computadas apenas no total geral.

Para que as propostas de projetos de lei sejam levadas ao Congresso Nacional é necessária a adesão de 1% do eleitorado nacional, distribuído em pelo menos cinco Estados com mínimo de 0,3% do eleitorado estadual. Para ser um dos computados, Mato Grosso do Sul precisaria contribuir com 5165 assinaturas, porém na Reaja MS ultrapassou esse número em mais de 14 vezes e na Pelo Fim da Impunidade em mais de seis vezes.

Nos siga no Google Notícias