ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com 200 inscritos, Prefeitura lança Projeto “Iniciação à Vida Profissional”

Vinícius Squinelo e Aline dos Santos | 10/08/2011 09:25

Objetivo é capacitar adolescentes em cursos profissionalizantes e técnicos

Foi lançado na manhã de hoje o projeto municipal “Iniciação à Vida Profissional”, que pretende capacitar 200 adolescentes, entre 15 a 17 anos, para o mercado profissional.

Os jovens já eram matriculados no Projovem Adolescente, e terão aulas de reforço escolar, oficinas de cultura. Em um segundo momento, os alunos escolhem um curso, e passam seis meses tendo uma formação técnica específica.

Simone Silva Lima, de 16 anos, foi uma das adolescentes que se inscreveu no projeto. Ela contou que faz o Projovem Adolescente há um ano, e que a vivência com pessoas no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no seu bairro melhorou sua relação pessoal, e diminuiu sua timidez. “Me sinto bem com o diálogo, acho que posso trabalhar com isso”, comentou Simone, moradora do Jardim Canguru, que optou pelo curso de atendente de comércio. Ela sonha em fazer psicologia.

Os alunos matriculados recebem vale-transporte e alimentação e, ao contrário do Projovem Trabalhador, não ganham auxílio financeiro.

O evento que marcou a matrícula dos adolescentes contou com a presença do prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB). Luiza ribeiro, diretora-presidente da Fundação Social do Trabalho (Funsat), destacou a parceria firmada com a Universidade Anhanguera-Uniderp, que cede o espaço físico para as aulas.

Nilva Santos, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, explicou que os participantes do Projovem geralmente são de famílias atendidas pello bolsa família ou em situação vulnerabilidade social. “Essa vivência melhora a expectativa desses jovens, que podem sonhar com uma universidade”, comentou Santos.

Cursos– As aulas terão inicio no próximo dia 23 e serão ministradas as quartas e quintas-feiras, com duas turmas de manhã e cinco turmas à tarde. Os cursos terão carga horária de 116 horas/aulas, com 16 horas de palestras e 100 horas/aulas com temas específicos.

As palestras abordarão temas como: Cidadania, Meio Ambiente, Relações Interpessoais, Saúde, Sexualidade e Direitos Humanos. Os cursos oferecidos são: Atendente de Comércio, Auxiliar Administrativo, Organização de Eventos e Cerimonial, Montagem e Assistência de Microcomputadores e DJ.

Os jovens receberão o kit para aulas práticas e teóricas (apostila, lápis, caneta, borracha e caderno) com o vale transporte e lanche diário.

Nos siga no Google Notícias