ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Com 32 casos, mortes por gripe em MS são recorde desde detecção do vírus

De 1.096 exames realizados este ano, 422 confirmaram a doença em pacientes de todo Estado, sendo 114 somente em Campo Grande.

Leandro Abreu | 01/06/2016 16:28
População lotou postos em busca da vacina contra a gripe durante campanha nacional que se encerrou no dia 20 de maio. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
População lotou postos em busca da vacina contra a gripe durante campanha nacional que se encerrou no dia 20 de maio. (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Mais sete pessoas tiveram a morte confirmada pelo vírus da gripe A em Mato Grosso do Sul, de acordo com o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgado na tarde de hoje. Até agora, 32 pessoas morreram por conta da doença, tornando 2016 como o ano com maior número de óbitos confirmados desde 2009, quando o vírus da gripe foi detectado pela primeira vez em uma epidemia no México.

Conforme o boletim epidemiológico, as sete mortes desta semana ocorreram em Bataguassu, onde duas pessoas morreram, Campo Grande, Caarapó, Douradina, Jardim e Naviraí. Os outros óbitos confirmados pelo vírus da gripe A desde o início do ano foram registrados em Aquidauana, Corumbá, Coxim, Juti, Ivinhema, Maracaju, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

O ano que houve maior número de mortes causadas pela doença até agora era 2014, quando 29 pessoas morreram. De 1.096 exames realizados pelo Lacen (Laboratório Central) este ano, 422 confirmaram a doença em pacientes de todo Estado, sendo 114 somente em Campo Grande.

No total, 615 pacientes ainda aguardam o resultado dos exames para confirmar se estão contaminadas pelo vírus H1N1. Destes, 172 são somente na Capita, conforme o boletim da secretaria de saúde.

Somente na Santa Casa de Campo Grande há 19 pacientes aguardando resultados de exames para H1N1, vírus causador da chamada gripe A.

O infectologista Rivaldo Venâncio reforça que adotar cuidados como manter o ambiente arejado e as mãos higienizadas, preferencialmente secas com lenços descartáveis, continuam sendo a melhor forma de prevenção contra a doença. Além disso, o especialista afirma que o grande aumento de casos, com a consequente grande procura por assistência médica, revela a fragilidade do sistema de atendimento não só do Estado como em todo o País, que não está preparada.

Nos siga no Google Notícias