ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Com a posse de suplentes, Bernal admite que não pode manter Pedra no cargo

Flávio Paes | 14/12/2015 22:30
Paulo Pedra terá de deixar a Secretaria de Governo (Foto:Arquivo)
Paulo Pedra terá de deixar a Secretaria de Governo (Foto:Arquivo)

O prefeito Alcides Benal (PP) deve se reunir nesta terça-feira com o secretário de Governo, Paulo Pedra, para formalizar a saída dele do cargo. "Agora fica dificil", admitiu Bernal, ainda Brasília onde esteve hoje, ao ser informado de que o Tribunal Regional Eleitoral, empossou quatro vereadores em substituição aos cassados no último dia 17 de novembro  pelo Tribunal Superior Eleitoral, acusados de voto. Pedra, junto com seus colegas Thais Helena, Delei Pinheiro e Alceu Bueno, perdeu o mandato.

Uma lei municipal e a própria Lei da Ficha Limpa, impede a manutenção no primeiro escalão ou em cargos  comisionados,  de quem tenha sido condenado (em sentença transitada em julgado). Pedra, que também fica inelegível por oito anos, pretendia deixar o cargo em fevereiro, volta à Câmara, porque pretendia disputar a reeleição.

Bernal decidu manter Pedra no cargo, mesmo depois da decisão do TSE, sob a alegação de que havia possibilidade de recurso ao Supremo Tribunal Federal. Insistiu nesta posição, mesmo após a publicação do acórdão no último dia 03 de dezembro com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Faltava apenas a retotalização dos votos e a diplomação dos novos vereadores (incumbências do TRE) para os novos vereadores tomarem posse.

O prefeito tem uma dívida de gratidão como seu secretário de Governo em retribuição ao fato de Pedra ter mantido a fiel a ele, permanecendo na oposição, mesmo durante a gestão de Gilmar Olarte. Neste período em que esteve na Secretaria de Governo, o agora ex-vereador nunca conseguiu exercer as funções de articulador político e de coordenação administrativa. Este papel é desempenhado pelo próprio Bernal e um grupo restrito de assessores. 

Nos siga no Google Notícias