ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com ajuda de família, empresário realiza reforma no ambulatório da Santa Casa

Flávia Lima | 14/07/2015 13:07
Milton dos Santos (centro) realiza os reparos no ambulatório com ajuda da família e amigos. (Foto:Divulgação)
Milton dos Santos (centro) realiza os reparos no ambulatório com ajuda da família e amigos. (Foto:Divulgação)

A iniciativa do empresário e agrônomo Milton Ferreira dos Santos está garantindo a revitalização do ambulatório da Santa Casa da Capital. Associado há mais de dois meses do hospital, ele vem utilizando o tempo livre nos finais de semana para pintar o espaço, que recebe pelo menos 4,5 mil usuários por dia.

Junto da família, Milton também aproveita para reformar os apartamentos que acomodam pacientes de convênios. Segundo o agrônomo, que utiliza material e recursos próprios na reforma, a ideia de desenvolver o trabalho de voluntariado através de reparos na instituição tem o objetivo de incentivar outras pessoas a terem o mesmo tipo de atitude.

Reservado, Milton preferiu não conversar com a reportagem do Campo Grande News sobre sua atitude, mas ressaltou à assessoria do hospital que decidiu colaborar com o hospital por acreditar na importância de desenvolver atividades que visam o bem coletivo. "Todos nós trabalhamos de forma voluntária. É preciso querer o bem ao próximo, por isso fiquei com vontade de reformar o local, pois o mínimo que podemos proporcionar a essas pessoas que estão doentes é um ambiente limpo e confortável", disse.

Como não dispõe de tempo durante a semana e para agilizar o trabalho, o agrônomo convidou a filha, amigos e um funcionário cedido pela Santa Casa para ajudarem na reforma do ambulatório que, conforme a assessoria do hospital, não tem prazo para terminar, já que os serviços só podem ser feitos durante as folgas de Milton.

O local tem 12 consultórios, sanitários e uma recepção para acomodar os pacientes durante a espera da consulta. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo hospital, Milton sempre utilizou os serviços da Santa Casa e elogia o corpo clínico. "Os profissionais trabalham com seriedade e dignidade. Espero que todos os envolvidos nesta obra de amor continuem se dedicando ao máximo e nós voluntários estaremos auxiliando sem receber recompensas materiais", afirma.

Atualmente a Santa Casa conta com 100 associados que eventualmente auxiliam o hospital com serviços de voluntariado. Além disso, o hospital recebe, esporadicamente, doações de pessoas que não são associadas. Foi o caso do paciente Nelson Lopes Doretto, de Dourados, que em maio doou três aparelhos de TV de 32 polegadas para o setor de queimados do hospital, onde permaneceu internado por dois meses.

Na época, Nelson disse que fez a compra pensando nos demais pacientes que precisam ficar meses na ala e são impossibilitados de sair da cama.

Esperança - Além das doações esporádicas, existe uma equipe de voluntários que há mais de 20 anos atua na Santa Casa, realizando orações com os pacientes, organizando festas na ala pediátrica e arrecadando donativos, como fraldas e mantimentos.

O grupo filantrópico conta com 76 voluntários, que se revezam diariamente na realização de atividades, incluindo ações recreativas no setor de pediatria. Além de receber doações em dinheiro, cestas básicas, fraldas para uso adulto e infantil, o grupo, batizado de Equipe da Esperança, realiza há 15 anos a Feirinha da Pechincha.

A ideia de criar a equipe surgiu pelo fato da Santa Casa ser o maior hospital do Estado, recebendo, inclusive, pacientes de países vizinhos. Além do bazar da solidariedade, a Equipe da Esperança tem diversos programas como, "Palavra Amiga", "Celebrando a Vida", Cinema: Educação & Lazer", "Criança Morena", "Roda de Esperança", "Tarde do Bem Estar" e "Programa Ombro Amigo", todos voltados para pacientes internados no hospital Santa Casa.

A Equipe da Esperança fica localizada no térreo da Santa Casa e as doações podem ser feitas no local ou através do telefone (67) 3322-4134. O trabalho acontece de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 16h30. Já para se tornar um voluntário do hospital, é preciso entrar em contato pelo e-mail diretoria@santacasacampogrande.org.br 

Nos siga no Google Notícias