ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com ajuda de professor, comunidade restaura o busto de Tia Eva

Luciana Brazil | 27/04/2012 18:02
Artista plástico restaura busto da Tia Eva e assegura que ficará ótimo. (Foto:Pedro Peralta)
Artista plástico restaura busto da Tia Eva e assegura que ficará ótimo. (Foto:Pedro Peralta)

Depois de ser danificado com tinta branca, o busto da Tia Eva, na comunidade São Benedito, em Campo Grande, começou a ser restaurado na tarde de sexta-feira (27) por jovens da comunidade. A iniciativa foi do artista plástico e professor de artes, Pablo Oliveira, que reuniu os jovens com o objetivo de mobilizar a comunidade e alertar sobre a importância do símbolo.

O busto apareceu sujo de tinta branca na madrugada de sexta-feira (20) e os moradores não souberam dizer quem teria cometido o desrespeito. Revoltados não entederam o porquê da ação.

Comovido, o artista plástico decidiu ajudar os descendentes da Tia Eva e lamentou o episódio. “Eu não sou da comunidade e não sei exatamente qual o sentimento deles, mas para mim o busto é um símbolo muito forte da cidade e principalmente da comunidade. É um patrimônio público e tem dinheiro do governo investido, não tem cabimento que seja danificado assim”.

Jovens e crianças da comunidade se mobilizaram para restaurar o busto e escreveram palavras de protesto. (Foto:Pedro Peralta)
Jovens e crianças da comunidade se mobilizaram para restaurar o busto e escreveram palavras de protesto. (Foto:Pedro Peralta)

Pincéis e tinta em ação, o grupo se dividiu nas tarefas e os mais novos se responsabilizaram por pintar o manifesto que dizia “100 vandalismo”.

“A presidente da associação dos descendentes me chamou e mostrou o que tinha acontecido e eu na mesma hora disse que dava para restaurar e ela providenciou o material. Mas eu fiz questão de trazer os moradores para perto da ação”, contou o professor.

Com ajuda de chaves de fenda, Pablo tirou o excesso da tinta branca e assegurou que o busto ficará ainda mais bonito. “Vai ficar ótimo. Vou tirar o excesso da tinta e depois passar um spray preto”.

Os moradores da Comunidade Remanescente de Quilombo Eva Maria de Jesus ficaram revoltados com a ação de vandalismo. O busto, feito pela artista plástica Maria De Oliveira Naves, foi colocado em 2008, em frente à capela de alvenaria.

O monumento, dado à comunidade pela Secretaria de Cultura do Estado, representa para os moradores um símbolo de referência e respeito.

Se divertindo, as crianças contribuíram com a limpeza e com seriedade falaram sobre o trabalho. “Acho muito feio o que aconteceu. É bom poder ajudar”, disse o menino de 10 anos Kleverton Borges.

Entretida com a pintura, a menina Samylla Leal dos Santos, 10 anos, demonstrou indignação e atitude. “Não achei legal terem sujado a estátua. Eu acho que deveriam ir ao jornal e denunciar quem fez isso”, disse convicta.

À época do incidente, a atual presidente da Associação dos descendentes da Tia Eva, Lúcia da Silva Araújo, disse ao Campo Grande News que o busto não ficaria sujo e que alguma providência seria tomada.

Tia Eva- Eva Maria de Jesus, conhecida como Tia Eva, nasceu no interior de Goiás, na cidade de Mineiros. A ex-escrava veio, em 1905, em comitiva, para o que hoje chamamos de Campo Grande. Benzedeira, rezadeira e, segundo muitos, milagreira, Tia Eva construiu em 1910 uma capela como agradecimento a uma promessa feita ao Santo Benedito. Uma ferida na perna, que foi curada, teria sido a motivação da promessa.

Em 1912, Tia Eva conclui a construção da capela, que em 1919 foi demolida e substituída por uma de alvenaria. A igreja é a mais antiga da cidade, onde Tia Eva está enterrada.

Nos siga no Google Notícias