ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Com apenas 13 anos, garoto aterroriza família em assalto no São Bento

Nadyenka Castro e Paula Maciulevicius | 14/04/2011 16:40

Crime aconteceu há mais de 3 meses

Com um revólver calibre 38 nas mãos e muita ambição, um garoto hoje com 14 anos foi quem comandou o assalto a uma família no Jardim São Bento, em Campo Grande, e aterrorizou as quatro vítimas, no dia 29 de dezembro do ano passado. Detalhe: no dia do crime, ele tinha 13 anos.

O adolescente rendeu o proprietário da casa, mandou ele, a esposa e os dois filhos deitarem no chão com a cabeça para baixo e cobrir com edredon, e ficou o tempo todo com a arma de fogo apontada para baixo.

Ele foi apreendido nessa quarta-feira, em casa, na Vila Nhá-Nhá. Outros três envolvidos no assalto: Carina dos Santos, Fernando Soares da Silva e Rafael de Almeida Freitas foram presos pelo Garras. Um quinto autor ainda é procurado.

De acordo com a delegada da Deaij (Delegacia de Atendimento à Infância e à Juventude), Maria de Lourdes Souza Cano, responsável pela investigação, o garoto contou que fumava maconha junto com Carina e Rafael nas proximidades do Guanandizão quando o autor ainda não localizado, identificado como “Beiço”, chegou e sugeriu o roubo.

Fernando se juntou ao grupo e então eles seguiram no Gol dirigido por Beiço a procura de uma vítima. Por volta das 22h30min encontraram o alvo: um homem que entrava na garagem de sua residência, com seu carro, um Honda Fit.

O portão da casa, localizada na rua São Vicente, estava aberto e então os bandidos decidiram que o assalto seria ali. O adolescente bateu no vidro do carro com o revólver e rendeu o homem e em seguida os demais familiares.

Foram roubados bolsa, caixa de som, três celulares, home theater, joias, monitor, notebook, relógios de bolso e pulso, receptor, roupa, televisão, vídeo game, chave de um veículo Audi e até uma guitarra.

Todos os objetos foram colocados no Honda Fit da vítima, que também foi levado, mas foi encontrado abandonado horas depois na avenida Guaicurus.

O menino contou que após o roubo os objetos ficaram na casa de Rafael e depois foram vendidos e o dinheiro dividido. A parte dele foi R$ 500.

A oportunidade faz o ladrão?- A delegada explica que o assalto praticado pela quadrilha foi o chamado de “oportunidade”, que é quando não há planejamento e a vítima é aquela que se encontra em situação de maior vulnerabilidade.

Conforme Maria de Lourdes, o adolescente, que é conhecido como “Dengue” ou “Magrelo”, nunca tinha praticado nenhum crime, mas, declarou que a arma usada no roubo, a qual não estava carregada, era dele e que a possuía como defesa porque é usuário de droga.

A delegada declarou também que o garoto contou que comprou o revólver de um senhor no Jardim Tarumã por R$ 600. Quantia que juntou ao longo de alguns meses.

Segundo Maria de Lourdes, a mãe do adolescente não desconfiava que o filho tinha participado de um crime e quando os policiais chegaram na residência dela e chamaram o garoto pelo apelido, ela não sabia de quem se tratava.

Comando- A delegada explica que é comum adolescentes serem os responsáveis por render vítimas, pois os adultos preferem que seja dessa maneira porque se houver necessidade de atirar, são eles que fazem.

E em caso de prisão, a pena para os adolescentes é menor do que para os maiores de idade. “Mas quem planeja é o maior; O menor é quem causa mais sofrimento ás vítimas”, diz a delegada.

Nos siga no Google Notícias