ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com apenas uma viatura de resgate, Bombeiros sobrecarrega Samu

Guilherme Henri | 02/05/2016 12:47
Samu em atendimento a um capotamento na manhã desta segunda-feira (Foto: Fernando Antunes)
Samu em atendimento a um capotamento na manhã desta segunda-feira (Foto: Fernando Antunes)

O Corpo de Bombeiros está com apenas uma viatura de resgate para atender cerca de 800 mil habitantes de Campo Grande. A denuncia foi feita por militares que não quiseram de identificar, no entanto, foi confirmada pela assessoria de comunicação da corporação. O problema é que, com a falta, quem precisa atender a ocorrência é o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que acaba sobrecarregado.

De acordo com bombeiros, entre 8h e 8h30 desta segunda-feira (2) os militares receberam seis chamados de ocorrências, mas nem todos foram atendidos por eles devido a falta de viaturas de resgate.

Ao Campo Grande News, a assessoria informou que a corporação da Capital está com 10 viaturas nas ruas e ainda possuí mais de 10 de reposição quando as que estão operando necessitam de manutenção. Porém, elas são para diversas ocorrências sendo: duas para salvamento, três de incêndio, quatro motos para auxílio hospitalar e uma de resgate.

“Campo Grande possui sete regiões e o ideal seria se tivéssemos uma viatura de cada tipo para cada região. Mas, a situação das viaturas de resgate deve ser amenizada no próximo dia 15, em que está programada uma entrega de oito viaturas do tipo a corporação, sendo que, delas, seis devem permanecer na Capital e o restante será distribuída para o interior”, revela o tenente coronel Hudson Faria, que responde pela comunicação dos bombeiros.

Até lá quem dá suporte a corporação é o Samu, que possuí 11 viaturas sendo que delas oito estão nas ruas e o restante em manutenção. “Atender ocorrências em determinados pontos de rodovias estaduais ou em Rochedo, por exemplo não é atribuição para o Samu, mas devido a falta de viatura do Corpo de Bombeiros enviamos as nossas para atendimento”, informou a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado, que ainda destacou que, embora as viaturas passem por constantes manutenções devido ao desgaste do dia a dia, o Samu opera com número acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, que seria o de 10 viaturas para um município com o porte de Campo Grande.

Outro fato apontado pela assessoria que deixa o Samu sobrecarregado foi o número de acidentes que são registrados na Capital Morena. Somente na manhã de hoje dois capotamentos foram registrados e em um deles o órgão atendeu e encaminhou um casal para a Santa Casa.

Nos siga no Google Notícias